Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

26/01/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

O Projeto da Prefeitura de Araguaína "Transitando na Escola" foi apresentado na manhã desta terça-feira, 26, para diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, no auditório da prefeitura, no centro. O objetivo principal é envolver as crianças na educação no trânsito  e torná-las agentes mirins, que levarão orientações às famílias e comunidade. O projeto é desenvolvido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Para o secretário da Educação, Jocirley Oliveira, esse trabalho é muito importante e envolve diretores, coordenadores, professores e toda a comunidade escolar. “Tudo será feito com a anuência dos pais e os agentes da AMTT realizarão oficinas de capacitação para as crianças”, explicou.

O diretor Osanan Moura, da Escola Luiz Gonzaga, localizada no Setor Costa Esmeralda, disse que o projeto vem de encontro com as necessidades do município. “Tivemos recentemente a mudança de sinalização nas ruas e toda mudança causa uma certa resistência. Essas orientações, com a participação das crianças, irão contribuir e muito”, considerou.

Ainda segundo o diretor, os pequenos agentes irão entender as mudanças nas vias, necessárias para melhorar a trafegabilidade e evitar acidentes. “Trabalhando a educação do trânsito nas escolas e famílias, vamos juntos estar contribuindo na redução de acidentes”, disse Moura.

Agentes mirins

O projeto terá um cronograma com atividades em todos os meses do ano. Neste mês de fevereiro, acontecem as orientações sobre prevenção de acidentes em cruzamentos. Em março, começa a participação dos agentes mirins, que vão participar de todas as atividades e aplicarão a multa moral, junto com o agente de trânsito.

“Será um puxão de orelha aplicado por uma criança. Ele marcará no cartão se o condutor estacionar em vaga proibida, por exemplo, e isso com certeza sensibilizará os motoristas”, explicou o coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, Robert Delmonds.

Multa Moral

O trabalho de conscientização com a Multa Moral com blitz educativa inicia amanhã, 27, no centro de Araguaína. Na oportunidade, será apresentado à comunidade o cartão do idoso e do deficiente. Os agentes de trânsito irão orientar sobre as vagas especiais e como adquirir o cartão preferencial. Quem ainda não tem, serão orientados a tirar o documento na sede da AMTT, localizada na Rua Goianésia n° 265, setor Urbanístico.

Os documentos necessários são cópias do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de endereço e para deficientes físicos, laudo físico.