Conexão Tocantins Araguaína

Campo

20/01/2016 - Redação

Foto: Leila Mel

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, começa nesta quarta-feira, 20, a vacinação antirrábica nos setores. Sete equipes visitarão as residências e vão vacinar cães e gatos, a partir de três meses de idade. O Dia D de Vacinação canina e felina será dia 27 de fevereiro, em postos espalhados por todo Município.

A meta da Prefeitura é vacinar aproximadamente 18.795 mil animais entre cães e gatos nas zonas urbana e rural. A novidade este ano é que a campanha iniciará antes do Dia D. “Foram escolhidos 17 bairros mais afastados do Centro, onde nossos agentes de combate a endemias farão a vacinação casa a casa”, explicou a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Luciana Coelho Gomes.

A veterinária destaca que a vacinação nas zonas urbana e rural faz parte das estratégias para vigilância da doença, evitando assim o aparecimento de casos tanto em humanos quanto em animais. “A atenção maior é voltada pra cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia)”, completou.

Município livre da doença

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, com letalidade de 100%. Com dados da Superintendência em Vigilância em Saúde, o Município de Araguaína está livre desta doença, há mais de 10 anos e neste período não registrou nenhum caso nem em humanos nem em animais (cães e gatos).

Setores

A vacinação começa amanhã no Setor Novo Horizonte, às 8 horas e segue também no período vespertino, a partir das 14 horas. Os outros bairros que vão receber as equipes são: Ponte, Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Xixebal, Monte Sinal, Vila Azul, Itatiaia, Barros, Jardim Belo, Lago Sul, Jardim dos Ipês I e II, Barra da Grota, Parque Bom Viver, Parque do Lago.