Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

14/12/2015 - Redação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realizará nesta terça-feira, 15, uma caminhada chamando a atenção para os cuidados que todos devem ter, nas residências, para evitar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.  Servidores da saúde, colaboradores e parceiros começam a caminhada, às 8 horas, na Praça das Bandeiras e seguem até a Praça do Automóvel. Toda a comunidade está convidada a participar.

De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), Ketren Carvalho, a comunidade é muito importante e ajuda bastante no combate ao mosquito. “Se todos nós trabalhamos unidos, vamos ter um resultado mais eficaz. Lembramos que manter os quintais limpos é tarefa de todos os dias e não só agora, que há essa preocupação maior com Zika Vírus, que pode ser um dos fatores da doença microcefalia”, explicou.

Orientações

Além da caminhada, equipes de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde intensificarão as ações de orientações técnicas aos moradores. Amanhã essas orientações serão no Bairro São João.

Estudos da Secretaria de Saúde apontam que 72% dos casos de criadouros são encontrados em quintais e 15% em terrenos baldios. Em Araguaína, através de georreferenciamento, também da Secretaria de Saúde, foram mapeados 7.506 lotes baldios. Os proprietários desses imóveis já estão sendo notificados para realizarem a limpeza e ajudar no combate ao mosquito.