Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

18/11/2015 - Redação

Foto: Marcos Filho

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realiza nas unidades básicas de saúde (UBS) o Dia “D” contra o câncer de próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul e tem por objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

No Dia “D” da UBS Avany Galdino da Silva, no Setor Araguaína Sul, realizado dia 11, mais de 120 homens foram atendidos para fazer o exame de prevenção do câncer de próstata. Já na UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã, foram 62 atendimentos.
Para o coordenador da UBS Avany Galdino, Alberto Gomes, o homem dificilmente procura realizar esse tipo de exame. “A grande preocupação é o atendimento ao homem, porque, como todo mundo sabe, ele é mais difícil de vir na UBS, só vem quando está nas últimas, já bastante doente. Priorizando esse atendimento, a secretaria definiu que cada unidade situasse um dia exclusivo para o homem”, explicou o coordenador.

O exame

O coordenador também explicou sobre as etapas do exame.  “O paciente chega, faz uma triagem, a médica solicita o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), esse exame é colhido dos pacientes que tenham acima de 45 anos. Após o resultado do exame, se tiver alguma alteração com esse paciente, ele é encaminhado para o urologista, ele dará prosseguimento sobre qual é a melhor solução daquele paciente”, destacou Gomes. 

O trabalhador autônomo Edmar Serqueira afirmou ter conhecido recentemente a campanha Novembro Azul. “Estou conhecendo essa campanha agora, ano passado fiz o exame de prevenção, estou voltando de novo pra ver se tudo continua bem, é muito importante a gente se cuidar, fica melhor tratar no começo do que correr o risco de morrer”, explicou.

Aceitação

Para a médica Rosângela Araújo, a aceitação dos homens está muito boa. “O pessoal hoje compareceu bastante, o atendimento pela manhã foi bem cheio, deu pra atender todo mundo, pudemos orientar todos, os pacientes são muito bem orientados sobre a importância da prevenção do câncer de próstata”, destacou. 

“Além da prevenção em si, é importante ficar atento aos sintomas. O paciente pode acabar acordando várias vezes à noite para urinar, além de ter vários episódios de infecção durante o ano. Mas os sintomas só aparecem quando a doença já está em estágio avançado, já que ela geralmente é não possui sintoma”, explicou a médica.

Programação

19/11 (quinta-feira)
8h30 – Ação: Prefeitura Municipal - Av. José de Brito, 768 - St. Anhanguera.
20/11 (quarta-feira)
8h30 – Ação: Secretaria da Educação, Avenida Bernardo Sayão (BR-153).
21/11 (sábado)
16h30 – Pedalada Azul, Av. Marginal Neblina.
23/11 (segunda-feira)
17h30 às 21h30 – Dia “D” na UBS JK, Av. Bernardo Sayão, Bairro JK; na UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Rua 7, nº 7, St. José Ferreira; e na UBS Nova Araguaína, Rua 19, s/nº, St. Nova Araguaína.
24/11 (terça-feira)
17h30 às 21h30 – Dia “D” na UBS Couto Magalhães, Av. Perimetral, s/nº, St. Couto Magalhães.
25/11 (quarta-feira)
8h30 – Ação na Secretaria Municipal de Educação (Semed), Av. Bernardo Sayão, Entroncamento.
26/11 (quinta-feira)
17h30 às 21h30 – Dia “D” na UBS José de Sousa Rezende, Rua São João Batista, Lt. 2, Qd. 1D, St. Alto Bonito.
27/11 (sexta-feira)
17h30 às 21h30 – Dia “D” na UBS Novo Horizonte, Av. Araguaia, s/nº próximo ao Colégio Estadual Manoel Gomes.