Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

07/11/2015 - Redação

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, lançará na próxima segunda-feira, 9, a obra de drenagem, pavimentação em asfalto usinado e duplicação da Avenida dos Administradores, no Setor Jardim Paulista. Com valor orçado em R$ 1.643.749,34, com recursos do Município, a obra é esperada pelos moradores há mais de 10 anos e beneficiará pelo menos nove bairros. Executada pela Saudincorp Construtora e Incorporadora, a obra tem prazo de conclusão de 210 dias.

Atualmente a Avenida dos Administradores só tem pavimentação até metade de sua extensão, a obra duplicará a avenida e a pavimentação será feita em todo o trecho, inclusive na ponte sobre o Lago Azul. Os serviços tiveram início na terça-feira, 3, com abertura e terraplanagem da segunda via.

O cronograma dos serviços está dividido em cinco fases: administração do local, serviços preliminares, terraplanagem, pavimentação, drenagens subterrânea e superficial.  Serão 1.800 metros de drenagem com tubos PEAD, de alta resistência, e 1.400 metros de pavimentação em asfalto usinado CBUQ, de qualidade e durabilidade.

Bairros beneficiados

Ao todo serão pelo menos dez bairros beneficiados pelas obras de drenagem e pavimentação da Avenida dos Administradores. Diretamente serão beneficiados os setores Jardim Paulista, Lago Sul, Lago Azul, Parque do Lago e Setor Urbano. A via melhorará o acesso a outros cinco bairros: Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Xixebal e Cidade Nova.

Diretamente serão beneficiados cerca de 15 mil moradores, no entanto, pela importância da avenida, toda a cidade terá benefícios com o melhor fluxo do trânsito na região.

 Asfalto CBUQ

O asfalto Concreto Betuminoso Usinado (CBUQ) pode ser aplicado mesmo em período chuvoso (desde que haja uma curta estiagem). O processo não necessita de um período longo período de secagem. Logo após aplicado, o asfalto já pode receber trafego e, caso chova, não sofrerá danos. Além da aplicação mais eficaz, o CBUQ tem durabilidade de até 10 anos.

Tubos PEAD

Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) podem ser usados em substituição aos tubos feitos de materiais como PVC, concreto e aço galvanizado. São mais resistentes e tem durabilidade de aproximadamente 100 anos.