Conexão Tocantins Araguaína

Esporte

06/11/2015 - Redação

Foto: Leila Mel

A Prefeitura de Araguaína promove, em parceria com a Federação Tocantinense de Handebol, a 5ª Copa Tocantins de Handebol Masculino e Feminino no próximo final de semana, dias 7 e 8, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, das 8 às 22 horas. O campeonato faz parte da programação dos 57 anos da cidade.

Com inscrições encerradas no último dia 3, 18 times confirmaram participação no campeonato, sendo 12 masculinos e 6 femininos. Os times tocantinenses inscritos são das cidades de Araguaína, Wanderlândia, Buriti, Darcinópolis, Axixá e Tocantinópolis. A copa também conta com representantes de outros estados, sendo um representante de Imperatriz (MA) e outro de Conceição do Araguaia (PA).

A copa conta com mais de 250 atletas participantes (jogadores e comissão técnica). "O objetivo é prestigiar a modalidade na região norte, no caso, em Araguaína”, disse o presidente da Federação Tocantinense de Handebol, Charllyngton Fábio da Silva. O público esperado é de mais de 800 pessoas nos dois dias de copa.

Premiação

Os times que ficarem em primeiro e segundo lugares serão premiados com troféu e medalha. Ao final de cada partida, o “Jogador Destaque” será escolhido por meio de votação entre os técnicos e receberá como premiação troféu e medalha.

O esporte

O handebol é um esporte de origem alemã do século XIX. Embora tenha sido inicialmente praticado exclusivamente por mulheres e ao ar livre, hoje é jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras tanto abertas quanto fechadas.

A quadra, em geral, é semelhante à de jogos de futebol. O handebol era, inicialmente, disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Atualmente, a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA) mantém como oficial o número de sete jogadores por equipe.

O único objeto usado é uma bola pequena, que deve ser obrigatoriamente feita de couro ou de outro material sintético e que tenha peso certo, a fim de que possa ser melhor manuseada pelos jogadores. Em um jogo de handebol, é proibido o uso dos pés para o deslocamento da bola e o objetivo é a marcação de gols.

Programação esportiva

A programação esportiva do aniversário de Araguaína segue na próxima sexta-feira, 13, será a final da Copa Araguaína de Futebol Sete Society, no Campo Beira Cimba, a partir das 19 horas.

Dia 14, três eventos preencherão o sábado do aniversário da cidade: a Corrida Sesi de Rua, às 8 horas, com saída do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT), no Setor Cimba; o Campeonato Interestadual de Dama, das 8 às 18 horas, no Ginásio do Bairro São João; e Campeonato de Kart, às 16 horas, na Praça do Automóvel, em frente do Detran.

Nos dias 21 e 22, sábado e domingo, acontecerá a Copa de Vôlei de Areia, das 8 às 18 horas, no Parque das Águas. Ainda no domingo 22, às 8 horas, no Setor Coimbra, será a Prova de Cliclismo, com saída da Avenida Brasil. No mesmo dia, às 16 horas, a pista da Praça do Esporte e da Cultura (PEC), no Setor Araguaína Sul, será o palco para o 2º Campeonato de Skate de Araguaína.

No próximo final de semana, dias 28 e 29, será a vez dos amantes do tênis de mesa e do voleibol contarem com eventos específicos. Nos dois dias, das 8 às 18 horas, o Campeonato Estadual de Tênis de Mesa será realizado na AABB. No mesmo horário, no Ginásio do Bairro São João, acontecerá a 1ª Copa UFT de Voleibol Masculino e Feminino.