Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

23/10/2015 - Redação

Foto: Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína publicou no Diário Oficial do Município nº 945, desta quinta-feira, dia 22, a lista dos 846 aprovados no segundo sorteio após análise da Caixa Econômica Federal. Essas famílias estão aptas a morarem no Residencial Lago Azul (etapas I e IV). A lista contém nomes de 1.276 pessoas, pois inclui os 429 reprovados. Como o número de aprovados (846) é menor que o número de casas a serem entregues (1.830), os nomes que estão no cadastro reserva já estão sendo analisados junto à Caixa.

A lista divulgada no Diário Oficial refere-se ao sorteio realizado nos dias 8 e 9 de julho. Desde o sorteio, o processo consistiu em apurar denúncias recebidas quanto aos sorteados, comprovar os dados, analisar documentos, cruzar informações salariais dos candidatos e enviar para a análise da Caixa. 

As casas, que serão entregues conforme forem sendo concluídas, fazem parte do Programa Municipal Casa Para Quem Precisa e do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A entrega das 500 primeiras casas está prevista para a segunda quinzena de novembro, referentes aos aprovados no primeiro sorteio (Diário Oficial nº 918, de 11 de setembro de 2015).

Infraestrutura

As unidades possuem dois quartos, sala conjugada com cozinha, banheiro, área de serviço, piso de cerâmica, forro em pvc, algumas tem janelas de metal, outras de ‘blindex’, as casas são todas rebocadas e pintadas por dentro e por fora e possuem aquecedor solar. Algumas moradias são construídas em concreto armado, outras com tijolos.

Além disso, os novos moradores do Residencial Lago Azul vão contar com infraestrutura urbana completa: Asfalto, energia elétrica, rede de esgoto, água encanada, meio-fio, bem como uma escola, uma creche, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O novo empreendimento fica localizado na região próxima a Via Lago, Complexo Esportivo Beira Lago, Centro Especializado em Reabilitação (CER) Luiz Flávio Quinta, Aeroporto, Lago Azul e o Parque do Lago, o residencial dos servidores públicos.

Critérios

Os beneficiários se enquadram em até seis critérios, sendo três nacionais e três municipais. Os critérios foram: família em área de risco, ou desabrigada; família com mulher responsável pela casa; família com deficiente; família onde o titular ou o cônjuge tenha acima de 30 anos; família com filhos menores de 14 anos de idade, matriculados na Escola Pública; e família com dois ou mais filhos menores de idade.

As famílias que se enquadram de zero a três critérios fizeram parte do Grupo 2; e as famílias que se enquadraram de quatro a seis critérios pertenciam ao Grupo 1; sendo 3% das habitações destinadas para deficiente e 3% para idoso.

O Programa

Em relação total de habitantes para quantidade de casas construídas, Araguaína possui o maior programa habitacional da região Norte do Brasil. São 6.610 casas no total, sendo 2.530 Lago Azul, 2.200 Construindo Sonhos e Costa Esmeralda, quase 900 no Parque do Lago e outras 1.000 que serão contratadas no Residencial Primavera, que fica próximo ao Setor Barros.

Trâmites

Ainda serão realizados os sorteios dos endereços, a assinatura do contrato e posteriormente a entrega das chaves. Os prazos são estabelecidos pela Caixa e a Secretaria da Habitação publicará no Diário Oficial do Município e no mural da Secretaria. Mais informações e denúncias podem ser feitas através do telefone: (63) 3411-5600.