Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

07/10/2015 - Redação

Foto: Alberto Rocha

A Prefeitura de Araguaína, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), está realizando desde o último dia 6 uma série de encontros com representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, dos conselhos municipais, instituições beneficentes do Município e do Governo do Estado.

Na pauta, estão sendo discutidos temas diversos relacionados às ações da Prefeitura na área da Assistência Social. O primeiro debate foi sobre a aplicação correta e eficiente da Lei sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a pedido da própria Secretaria do Trabalho e Ação Social. O debate contou com a orientação técnica dos representantes do Governo do Estado, que falaram sobre controle social e execução financeira do SUAS nas atividades realizadas pela Prefeitura.

Participaram desta reunião o secretário municipal do Trabalho e Ação Social, José da Guia, superintendentes e coordenadores da ação social do Município.

Nesta quarta-feira, pela manhã, o encontro foi com representantes dos conselhos municipais e de instituições beneficentes do Município, dentre elas, Casa Tra Noi, Apae, Associação Unidos Pela Vida, Associação Cuidar, Comunidade Terapêutica Vida Nova.

Programa Comunidade Cidadã

Durante a reunião, houve apresentação, análise e aprovação do Programa Comunidade Cidadã, que será implantado pela Prefeitura. O projeto é direcionado às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e que possuem o Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.

Durante o programa serão oferecidos cursos profissionalizantes e oficinas gratuitos, dentre eles, manicure, pedicure, crochê, reciclagem, artesanato, biscuit, pintura em tecido, bordado à mão, panificação, bolo na taça, peso de porta, bonecas de pano, arte de fuxico, tapete em tela, dentre outros.

Todos os cursos serão realizados nos bairros que concentram maior número de famílias inscritas no Cadastro Único e atendidas pelo Bolsa Família e no Centro de Geração e Renda.