Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

02/10/2015 - Redação

Foto: Alberto Rocha

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizou na última quinta-feira, 2, cerimônia de certificação e apresentação das atividades do Projeto “Educar, Conhecer para Preservar”, realizado na extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 3, que funciona no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Avenida Adolfo Junior, s/n, no Setor Costa Esmeralda.

O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), Nil Dimas. Durante as atividades, que duraram uma semana,  o projeto levou para a comunidade em geral e usuários do CRAS  uma programação diversificada, como palestras educativas sobre conscientização e preservação do meio ambiente;  trabalhos com material reciclável; visitas a pontos turísticos da cidade, como o Lago Azul; atividades para idosos; plantio de árvores em  escolas, residências e em áreas degradadas; orientação sobre como fazer uma alimentação saudável e técnicas de como aproveitar bem as sobras de alimentos.

Também, no encerramento, foi realizada a certificação dos alunos que participaram das oficinas de reciclagem, além de brincadeiras com crianças, pintura facial, trabalhos manuais, exposição dos produtos confeccionados com material reciclável, apresentação de balé pelas alunas do CRAS 3, além de um lanche para a comunidade.

Programação

A programação do Projeto Educar, Conhecer para Preservar continua suas atividades até dia 21 de outubro. Nos dias 6 a 8, acontecerá noServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV - CRAS 1) do Setor Novo Horizonte. Nos dias 19 a 21, será a vez dos moradores dos usuários do CRAS 3, no Setor Maracanã, receberem as ações.

Projeto Educar, Conhecer para Preservar

O projeto é voltado para a conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância do meio ambiente, promovendo uma ação de responsabilidade socioambiental.

O objetivo é fazer com que as famílias atendidas pelos programas sociais dos CRAS e do SCFV possam analisar fatos e situações referentes ao lixo, do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades de atuar de modo positivo para garantir um meio ambiente saudável e qualidade de vida. Além de capacitar os usuários a plantar, preservar e recuperar áreas verdes e conscientizá-los sobre a importância da água para o planeta.

Resumo da programação

Novo Horizonte (SCFV - CRAS 1):

Dia 6 (terça-feira) 

15h - Abertura com palestra sobre meio ambiente;

Dia 7 (quarta-feira)

9h e 14h -  Oficina de Reciclagem;

Dia 8 (quinta-feira)

8h - Plantio de mudas;

8h30 - Oficina de Reciclagem;

14h - Culminância do projeto com entrega de certificado das oficinas.

Maracanã (CRAS 3):

Dia 19 (segunda-feira)

15h - Abertura com palestra sobre meio ambiente;

Dia 20 (terça-feira)

9h e 14h -  Oficina de Reciclagem;

Dia 21 (quarta-feira)

8h - Plantio de mudas;

8h30 - Oficina de Reciclagem;

14h - Culminância do projeto com entrega de certificado das oficinas.

Por: Redação

Tags: Araguaina, Prefeitura de Araguaina