Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

21/09/2015 - Redação

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, durante o programa de rádio semanal “Fala, Prefeito!”, destacou sobre os investimentos realizados na área da saúde na atual gestão. “Desde que assumimos o município, em 2013, estamos investindo muito na área da saúde”, afirmou.

Dimas informou aos ouvintes do programa que foram cinco novas UBS construídas e inauguradas nos seguintes setores: Cimba, JK, Maracanã e Residencial Costa Esmeralda. “Outras sete UBS que estavam em situação calamitosa foram reformadas: UBS Albeny Soares no Setor Couto, UBS do Araguaína Sul, UBS do Bairro de Fátima, UBS Couto Magalhães, UBS do Jardim das Flores, UBS do Setor Palmeiras do Norte e UBS do Setor José Ferreira”, detalhou o prefeito.

Ainda de acordo com Dimas, mais nove unidades básicas de saúde estão em construção, nos setores Novo Horizonte, Pedro Borges, Vila Azul, Coimbra, Raizal, Santa Luzia, Araguaína Sul II, Lago Azul e a do Parque Bom Viver que estava parada e que já foi retomada.

Centro de Fisioterapia

Durante o programa, o prefeito ainda informou sobre o Centro Municipal de Fisioterapia, que atende em média 300 pacientes por mês. “A nossa meta é chegar a 400 atendimentos mensais. O Centro de Fisioterapia atende desde a parte de prevenção até o pós-operário, cirurgias, traumas neurológicos e acidente vascular cerebral”, explicou.

Segundo Dimas, o centro também atende pacientes com dificuldades de locomoção, vítimas de acidente, problemas na coluna, hérnia de disco, pacientes com problemas mentais e com dificuldades para respirar, bem como tratamento preventivo para reeducação de postura e idosos.

CER

O prefeito comentou ainda sobre o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER). “O projeto do CER está em fase de licitação. Investimento será de R$ 5 milhões e vai atender uma média de 100 pacientes por dia”, informou.

Ainda de acordo com Dimas, a unidade vai atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual. “Os recursos foram viabilizados pela então senadora Kátia Abreu”, completou.

Informou aos ouvintes que a área para construir a unidade é de dois mil metros quadrados e ficará no loteamento Cidade Nova. O CER terá 32 consultórios para diversos tipos de atendimentos, entres eles de ortopedia, neurologia, oftalmológico; 23 salas de atendimento individualizado e outros tipos de serviços; além de laboratório de prótese ocular, box de terapias, ginásio, fraldário adulto e infantil; e refeitórios. “Outro componente em sua estrutura será a oficina ortopédica, onde serão produzidas as próteses necessárias para o tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

Dimas comentou ainda que em Araguaína 24% da população possui algum tipo de deficiência. “O Município é responsável pela Região de Saúde Médio Norte, composto pro 17 cidades, e o CER vai atender essa região”, destacou.

Lazer na Rua

A moradora Rosângela Amaral parabenizou a Prefeitura pelo Projeto Lazer na Rua, realizado todos os sábados, na Avenida Marginal Neblina, das 16 às 20 horas. “Realmente o programa está tendo muito sucesso. Nós estamos fechando a Marginal Neblina para as famílias usarem uma das vias para práticas esportivas. Lá nós temos o pessoal dos patins, do skate, as crianças pedalando com seus pais, o pessoal do slakeline, caminhadas. E em breve todo aquele pessoal vai fazer essas atividades lá na Via Lago”, finalizou Dimas.

O programa

O Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail falaprefeitoaraguaina@gmail.com e no WhatsApp (63) 9955 3728. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

Por: Redação

Tags: Araguaina, Ronaldo Dimas