Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

10/08/2015 - Redação

Foto: Marcos Filho

Araguaína tem sido um modelo para o Tocantins na parceria público-privado. Prova disso, foi o a parceria firmada com o Grupo Atacadão que vai beneficiar o cidadão araguainense, com a revitalização de duas praças e a duplicação da Avenida Filadélfia. O prefeito Ronaldo Dimas visitou a obra, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, o deputado federal César Halum, autoridades do município e a comunidade em geral.

A obra, atualmente na topografia e terraplanagem, beneficia toda a população. O recurso de aproximadamente R$ 2 milhões da rede vai garantir a construção da segunda via da Avenida Filadélfia. Ao ser implantado em Araguaína, o prefeito negociou com o empreendimento, por meio de um Termo de Compromisso, para realizar a obra como contrapartida social. O Atacadão comprometeu-se então a arcar com os custos de duplicação da Avenida Filadélfia, trecho compreendido entre a rotatória da Feirinha e o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran). A parceria se fez necessária porque o trecho já possuía um tráfego alto e, em função do empreendimento, aumentou ainda mais o número de veículos.

“A duplicação vai ajudar o araguainense, melhorar o fluxo de veículos, gerando, assim, um impacto positivo de circulação nesta via que estava praticamente intransitável”, assegurou Dimas, afirmando que como contrapartida social, no acordo, o Atacadão se comprometeu que fará a manutenção das praças do Jardim das Flores e da Vila Ribeiro.

A Prefeitura também foi responsável pelo projeto executivo da obra.

Trânsito

A exigência para grandes empreendimentos de Relatório de Impacto de Circulação (ou Trânsito), onde são estudadas as dificuldades e interferências desses novos polos geradores de tráfego na cidade, são responsáveis pela disponibilização de parcerias como essa da Prefeitura e Atacadão.

De acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, a duplicação da Avenida vai diminuir o fluxo no trânsito de uma das principais entradas da cidade. “A duplicação terá uma extensão aproximada de 1.080 metros, contará uma rotatória entre as Ruas 2 de Abril e 14 de Janeiro, no Bairro São João, e a obra deve ser entregue até outubro”, informou Dimas.

Ainda segundo o prefeito, já estão em curso as negociações para indenização ou realocação das famílias e empresas que fizeram edificações sobre a área pública.

Benefícios

Segundo Hernany Breguez, engenheiro da HB Construções, responsável pelas obras, assegurou que está num ritmo bom. “A obra foi iniciada no dia 4 de agosto e estamos retirando vários materiais, como pedras e lixo”, assegurou.

O deputado federal César Halum elogiou a parceria público-privada. “Este trabalho resolve o problema agonizante de Araguaína e o prefeito está fazendo um gol de placa com essa obra. Os araguainenses só tem a ganhar!”, afirmou.

Às margens da obra, o empresário Gean Dias já pensa em ampliar seus negócios. “Pretendo investir, ampliando o escritório para atender mais confortável os nossos clientes. Diante dessa informação, as melhorias representam mais visibilidade”, disse.