Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

14/04/2015 - Redação

Foto: Leila Mel

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou no Programa de Rádio Semanal “Fala, Prefeito!”, desta segunda-feira, dia 13, sobre o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Araguaína na região Norte do Tocantins e também nas regiões sul do Pará e Maranhão. Segundo o prefeito, aliado ao investimento na infraestrutura, também está a pujança econômica da cidade e a sua localização geográfica são os grandes atrativos que o município possui.

“Nós temos hoje uma cidade que está em franca recuperação de sua infraestrutura e isso traz a credibilidade de volta”, afirmou.

Dimas destacou sobre o empenho da atual gestão em buscar empresas para instalarem seus empreendimentos na cidade. “Desde o começo do mandato nós estamos buscando empresas e empregos aqui pra nossa cidade. O JBS é um bom exemplo disso; durante os seis primeiros meses foram negociações intensas”, explicou.

No local onde o frigorífico está implantado era uma indústria fechada no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara), há sete ou oito anos. “Agora está gerando, aproximadamente, 700 empregos diretos”, completou. A partir do empenho da atual gestão em trazer novos investimentos para a cidade, o número de empregos no Daiara aumentou consideravelmente.

Segundo Dimas, no início da sua gestão eram aproximadamente 250 empregos diretos; hoje o Daiara está gerando em torno de 1.400 empregos.

Novos empreendimentos

Além do Grupo JBS/Friboi, o prefeito também comentou sobre outras empresas que escolheram o município para se instalarem. “O grupo Abengoa vai construir sua sede aqui por conta da localização geográfica privilegiada de Araguaína. Serão em torno de 500 empregos na construção do linhão quatro”, explicou.

“E acabamos de fazer doação para outro grupo que deve gerar 50 empregos diretos e outros tantos indiretos voltada para a distribuição de alimentos”, completou. Dimas também falou sobre a chegada do grupo Carrefour. “Serão 300 empregos diretos, que deve inaugurar no mês de maio”, destacou.

Polo madeireiro

Dimas anunciou ainda sobre grandes investimentos na área madeireira na cidade. O prefeito explicou que foi realizada uma reunião em Palmas, que teve a presença de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sebrae/TO, Governo do Tocantins e do Ministério da Agricultura, para discutir sobre a implantação de um clustter da indústria madeireira em Araguaína. “Clustter é a reunião de empresas com o mesmo objetivo e no mesmo segmento. Nós estamos finalizando esses estudos”, informou.

O prefeito explicou que a expectativa é de lançar esse projeto no mês de maio. “E outra âncora que a gente tem é a EcoBrasil Florestas, é a empresa que possibilitou a elaboração desse projeto, ela chegou aqui há seis anos atrás. Hoje já têm mais de 40 mil hectares plantados de eucaliptos, principalmente”, destacou.

Segundo Dimas, a EcoBrasil Florestas vai produzir a matéria prima para que possa ter a industrialização de produtos madeireiros na cidade, como o laminado, compensado, MDF, chapas de uma forma em geral, madeira destinada também tanto a construção como para as fazendas.

“Acredito que a partir do próximo ano, nós já teremos as primeiras empresas desse setor instaladas nesse parque. Porque é uma parceria muito ampla, envolvendo Município, Estado, Governo Federal, mas principalmente, a iniciativa privada, a Fieto, com EcoBrasil Florestas, Sebrae”, completou. “E ainda há a possibilidade real de trazermos para cá uma unidade da Embrapa, para estudar e garantir uma produtividade maior na integração de lavoura, pecuária e floresta”, finalizou o prefeito. (Ascom Aaguaína)

Por: Redação

Tags: Araguaina, Ronaldo Dimas