Conexão Tocantins Araguaína

Meio Ambiente

09/03/2015 - Redação

Foto: Divulgação

Unidos pela recuperação do Lago Azul, um dos principais cartões postais de Araguaína, um time de mais de 20 parceiros, coordenado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara e Prefeitura, colocou a mão na massa e retirou aproximadamente três toneladas de lixo flutuante do lago, principalmente na região onde deságua o córrego Neblina. Este foi o ponta pé inicial do projeto Lago Mais Azul – Eu faço parte, uma iniciativa que pretende tornar as ações de preservação permanentes com Educação Ambiental e plantio de árvores. 

No total, 12 barcos e seis caiaques deram o apoio necessário para que as equipes coletassem garrafas pets, isopores, calçados, embalagens, capacetes e até uma geladeira das águas. Com luvas e a vigilância do Corpo de Bombeiros, os voluntários percorreram principalmente às margens do lago, onde grande parte do lixo se acumulava. Outra grande quantidade foi encontrada em “ilhas” de vegetação ao longo de toda a extensão das águas. 

Próximas ações 

O presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, agradeceu a participação de todos os parceiros e lembrou que é preciso também o engajamento da sociedade. “Um lago limpo significa qualidade de vida para todos”, lembrou o presidente. Manoel também reforçou os próximos trabalhos que serão desenvolvidos após o mutirão. “Nosso foco será a educação ambiental. Temos que lembrar que é preciso preservar também os córregos, que desaguam no lago”.

Juliane Carneiro, diretora de Assuntos Ambientais da Aciara, também destacou que, durante o Dia D de limpeza do lago, não houve distinção de órgãos e cargos. “Somos um só grupo em prol da recuperação desse presente da natureza que temos em Araguaína”.

O prefeito Ronaldo Dimas integrou uma das equipes de limpeza e anunciou novas ações para garantir a longevidade do Lago Azul. “Vamos realizar a demarcação da linha d’água em toda a extensão do lago para retirarmos, em breve, toda a vegetação que atrapalha a navegação e serve de depósito de lixo”, disse o prefeito. 

Parcerias

Para garantir disposição no trabalho pesado realizado no lago, os participantes aproveitaram um completo café da manhã oferecido pelos parceiros, um lanche durante os trabalhos e um almoço após o fim do mutirão.

O projeto de revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!” contou com o apoio direto da Aciara, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, Companhia Independente da Polícia Rodoviária e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Alvorada Energia S.A (Enel), Lions Clube, Rotary Clube, Área de Preservação Permanente das Nascentes, CEM Paulo Freire, Grande Loja Maçônica do Tocantins, Naturatins, Diretoria Regional de Ensino, Ordem dos Advogados do Brasil, Defesa Civil, Odebrecht Ambiental, ONGs Naturativa e Guardiões da Natureza e Universidade Federal do Tocantins.