Conexão Tocantins Araguaína

Educação

02/02/2015 - Redação

Foto: Leila Mel

A Prefeitura de Araguaína fez a abertura oficial do ano letivo 2015 nesta segunda-feira, dia 2, na Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos, localizada no Setor Jardim das Flores. Participaram da solenidade o secretário municipal de Educação, Jocirley Oliveira, o superintende da Educação, Railon Borges, o vereador Terciliano Gomes, a diretora da unidade, Rosilene Gomes da Cruz, além dos profissionais da educação da rede municipal de ensino e alunos da escola.

Durante o evento, 40 skates foram entregues a alunos que foram destaques nos Jogos Estudantis do ano passado. O secretário da Educação de Araguaína, Jocirley Oliveira, comentou sobre os investimentos que a atual gestão vem realizando na área, destacando as novidades anunciadas pelo prefeito Ronaldo Dimas na semana anterior.

“A melhoria que foi lançada semana passada pelo nosso prefeito Ronaldo Dimas consiste na climatização de todos os ambientes. O professor e o aluno vão ter mais condições físicas de desenvolver as atividades pedagógicas com mais significância”, explicou.

Oliveira disse ainda que a atual gestão sempre se preocupou com a qualidade de ensino nas escolas municipais, o que resulta no crescimento das notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todas as unidades, como foi o caso da Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos. 

“Realizamos todo um trabalho de sistematização, um acompanhamento e reacompanhamento das atividades desenvolvidas pelos professores e na aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário.

A diretora da Escola, Rosilene Gomes da Cruz, também comentou sobre o início do ano letivo na rede municipal. “Será mais um ano do Prova Brasil e esperamos superar a nota de 2013 no Ideb, que foi de 6,2”, disse.

De acordo com a diretora, a nota que a unidade escolar obteve era meta para 2019, ou seja, alcançaram a meta de daqui a quatro anos. “Vamos manter um ensino de qualidade e continuar o atendimento diferenciado, primando pelo desenvolvimento educacional dos nossos alunos”, finalizou Rosilene.

A aluna Ana Cristina Soares Ferreira, de 10 anos, está no 5º ano do ensino fundamental e disse que vai estudar ainda mais neste ano. “A gente aprende muita coisa na escola. Vou estudar muito para fazer a Prova Brasil e passar”, disse contente a menina.

O Município conta hoje com uma rede de 76 unidades de ensino estruturadas e prontas para atender os mais de 18 mil alunos desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).