Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

06/11/2014 - Redação

Uma forma de atrair a população para se conscientizar na prevenção do câncer de próstata e promover uma vida mais saudável. Esses são alguns dos objetivos das atividades que serão realizadas nesta sexta-feira, dia 7, e sábado, dia 8, em Araguaína, promovidas pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde. Também será a finalização da campanha Outubro Rosa.

Estão programadas para esta sexta-feira, dia 07, uma caminhada, apresentações musicais e uma aula de zumba, tudo isto para envolver toda a comunidade. A caminhada será a partir das 16 horas, com ponto de concentração no Posto Neblina, em frente ao Hospital Dom Orione, na Avenida Cônego João Lima, no centro da cidade. Os participantes devem seguir toda a Avenida até a Praça das Bandeiras, onde serão realizadas apresentações musicais, aula de zumba e finalizando com um culto ecumênico.

No sábado, dia 8, outras atividades estão marcadas para serem realizadas na Praça São Luís Orione, a partir das 8 horas. Serão promovidas ações de combate ao câncer de próstata e mama, além de exames de sangue (PSA), Papanicolau, aferição de pressão, glicemia, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, palestras educativas e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Ainda na programação de sábado, quem estiver passando pela praça poderá participar de aulas de jump e zumba, a partir das 18 horas.

Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde masculina. Somente no Brasil, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados este ano. Para diminuir este número, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, aderiu ao Novembro Azul e, durante todo o mês, promoverá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) palestras educativas, oferta de exames de sangue (Antígeno Prostático Específico - PSA), requisição de ultrassografia e encaminhamento para médicos urologistas.

As ações voltadas à saúde do homem contam com o apoio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e Associação dos Voluntários e Amigos dos Portadores de Câncer de Araguaína (Avapca).

Câncer

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e segundo o Inca, o Brasil deve ter em 2014 um total de 68.800 casos novos de câncer de próstata, o que correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Este tipo de câncer é o segundo tipo mais incidente em homens, ficando atrás somente para o câncer de pele. Na região norte, segundo o Instituto, a estimativa é 30,16 novos casos para cada 100 mil homens. No Tocantins, as estimativas dobram este número, que fica 60,73/100 mil habitantes.

Programação

Novembro

Dia 7 - UBS Novo Horizonte;  Caminhada e atividades na Praça das Bandeiras

Dia 8 – Mobilização na Praça São Luís Orione (antiga Praça das Nações)

Dia 10 - José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione);

Dia 11- UBS Setor Barros (Setor Barros);

Dia 12 - UBS Manoel dos Reis Lima (Setor Jardim das Flores);          

Dia 13 - UBS Couto Magalhães;

Dia 19 - UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã); UBS Albeny Soares de Paula (Setor Noroeste);

Dia 20 - UBS Bairro de Fátima (Bairro de Fátima); UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João);

Dia 24 - UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba);  UBS Palmeiras do Norte (São Miguel);

Dia 25 - UBS Ponte; UBS Araguaína Sul;

Dia 26- UBS José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito); e UBS Nova Araguaína;

Dia 27 - UBS Dr. Francisco (Vila Aliança). (Ascom Araguaína)

Por: Redação

Tags: Araguaina