Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

03/11/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Depois da campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama e colo uterino ‘Outubro Rosa’, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde masculina. Somente no Brasil, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados este ano. Para diminuir este número, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, aderiu ao Novembro Azul e durante todo o mês promoverá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) palestras educativas, oferta de exames de sangue (Antígeno Prostático Específico - PSA), requisição de ultrassografia e encaminhamento para médicos urologistas.

Ações

A campanha de conscientização inicia nesta terça-feira, 4 de novembro, na UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira) e a programação de cada “dia D” nos postos de saúde acontece das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

Além das ações programadas, nos próximos dias, as 29 bandeiras rosas expostas na Praça das Bandeiras serão substituídas pelas bandeiras azuis da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. As ações voltadas à saúde do homem contam com o apoio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e Associação dos Voluntários e Amigos dos Portadores de Câncer de Araguaína (AVAPCA).

Mobilização

Na sexta-feira, 7 de novembro, às 16 horas, uma caminhada do Posto Neblina até a Praça das Bandeiras marcará o encerramento da Campanha Outubro Rosa para o início das ações da Campanha Novembro Azul. Ao final, acontecerá um culto ecumênico. No dia seguinte, 8 de novembro, a partir das 8 horas, acontecem as ações de combate ao câncer de próstata e mama, na Praça das Nações, onde serão realizados atendimentos de PSA, exame de Papanicolau, aferição de pressão, glicemia, autoexame e mamografia. Neste dia é esperado um público estimado de 800 pessoas.

Câncer

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e segundo o Inca, o Brasil deve ter em 2014 um total de 68.800 casos novos de câncer de próstata, o que correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Este tipo de câncer é o segundo tipo mais incidente em homens, ficando atrás somente para o câncer de pele. Na região norte, segundo o Instituto, a estimativa é 30,16 novos casos para cada 100 mil homens. No Tocantins, as estimativas dobram este número, que fica 60,73/100 mil habitantes.

Programação

Novembro

Dia 4 - UBS Senador Benedito (Setor José Ferreira);

Dia 5 - José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito);

Dia 5- UBS JK;

Dia 7 - UBS Novo Horizonte;           

Dia 10 - José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione);

Dia 11- UBS Setor Barros (Setor Barros);

Dia 12 - UBS Manoel dos Reis Lima (Setor Jardim das Flores);           

Dia 13 - UBS Couto Magalhães;

Dia 19 - UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã);

Dia 19 - UBS Albeny Soares de Paula (Setor Noroeste);

Dia 20 - UBS Bairro de Fátima (Bairro de Fátima);

Dia 20 - UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João);

Dia 24 - UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba);      

Dia 24 - UBS Palmeiras do Norte (São Miguel);

Dia 25 - UBS Ponte;

Dia 25 - UBS Araguaína Sul;

Dia 26- UBS José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito);

Dia 26 - UBS Nova Araguaína;

Dia 27 - UBS Dr. Francisco (Vila Aliança). (Ascom Araguaína)

Por: Redação

Tags: Araguaina