Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

16/07/2014 - Redação

Foto: Leila Me

O aeroporto de Araguaína vem demonstrando toda a sua capacidade para atender os passageiros que utilizam o terminal aeroviário para suas viagens, tanto a trabalho como a passeio, confirmando ser o principal ponto de apoio no Norte do Estado no transporte aéreo, interligando Palmas a cidades da região Norte e Nordeste do Brasil, bem como de outras regiões brasileiras.

De acordo com os dados divulgados pela Administração do Aeroporto, foram 22.672 pessoas que embarcaram/desembarcaram no terminal aeroviário de Araguaína, no período de janeiro a junho de 2013. E neste ano, de janeiro a junho, foram 32.324 pessoas que embarcaram/desembarcaram; um aumento de mais de nove mil pessoas utilizando o aeroporto da cidade comparando-se ao mesmo período do ano anterior.

Fazendo a comparação de mês a mês, percebe-se o aumento no volume de fluxo de passageiros. No mês de janeiro de 2013, foram 3.373 embarques/desembarques; já neste ano, no mês de janeiro foram 5.144. No mês seguinte, foram 2.821 embarques/desembarques ano passado; em 2014 foram 4.661. Já em março, foram 3.244 no ano passado; subindo para 4.832 neste ano. 

E nos meses de maio e junho desse ano o número chegou a mais de seis mil pessoas por mês: 6.013 em maio;  6.201 embarques/desembarques em junho. Em 2013 foram 4.326 e 4.841 embarques/desembarques, maio e junho, respectivamente. 

Desde setembro de 2013, o aeroporto de Araguaína também está operando no período noturno, depois da implantação do sistema de balizamento para pousos à noite. A pista já recebe aviões modelo ATR e possui 1.804 metros de comprimento e 45 metros de largura.

No início de junho desse ano, o aeroporto recebeu mais um equipamento para a melhoria e ampliação de atendimento aos passageiros que utilizam a unidade. O Município recebeu da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República um Caminhão de Combate a Incêndio – CCI Ap2, por intermédio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Agência Estadual de Trânsito (Agetrans).

Itinerários

Atualmente, o aeroporto de Araguaína está operando com três empresas aéreas que fazem um total de 16 rotas (destinos), além de Araguaína, com voos diários, entre eles estão Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Brasília (DF), Marabá (PA), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Belém (PA). (Ascom Araguaína)

Por: Redação

Tags: Araguaina