Conexão Tocantins Araguaína

Foto: Leila Mel

Durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira, dia 15 de julho, no auditório da Prefeitura de Araguaina, foram empossados 70 novos servidores; sendo 66 agentes de combate a endemias, um agente comunitário de saúde, um eletrotécnico, um digitador e um vistoriador, que foram aprovados no concurso público de 2012. A cerimônia teve a presença do prefeito Ronaldo Dimas, dos secretários de Administração Nahim Halum, e de Saúde, Genésio Pessôa de Albuquerque, além do presidente do IMPAR, Carlos Murad.

O prefeito Ronaldo Dimas comentou sobre todo o processo do concurso público, o qual foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas depois decidiu-se pela sua validação, dando segurança jurídica a todos os que já tinham sido empossados e os que estão sendo empossados agora. “O Tribunal de Contas optou pela validação, que deu segurança jurídica para diversos servidores que já tinha sido chamados, mais de 200, e agora a gente complementa com estes que de fato passaram e foram aprovados no concurso”, disse. 

Além dos agentes de combate a endemias, no segundo semestre desse ano serão empossados mais de 30 professores, informou o prefeito. Dimas disse ainda que o Município já está finalizando o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos servidores do Quadro Geral e será encaminhado o Projeto de Lei para a Câmara Municipal apreciar e votar. Outro benefício aos servidores que a atual gestão está formalizando é o adicional de insalubridade, que será de 20%, para os agentes de endemia, que também será apreciado e votado pelos vereadores.

O secretário municipal de Saúde, Genésio Pessôa de Albuquerque, explicou que os novos agentes de combate a endemias vão passar por um treinamento, antes de iniciarem seus trabalhos, logo em seguida vão ajudar na saúde preventiva da população. “Um reforço significativo e a realização de um compromisso do prefeito Ronaldo Dimas em priorizar as ações de saúde, principalmente as ações preventivas", destacou Albuquerque.

Novos servidores

Adinete Feliciano dos Santos é uma das agentes de combate a endemias que foi empossada nesta terça-feira. “Agora vou aproveitar a oportunidade e aprender com este trabalho”, explicou Adinete que estava trabalhando anteriormente como assistente de sala de aula.

Outra que também estava feliz com a posse é Jaqueline Santana da Silva dos Santos, empossada como agente comunitário de saúde. “Estava aguardando ansiosa pela posse e agora serei efetiva, estou estabilizada. Mas não vou parar, vou estudar para passar na área da Educação, que é o meu sonho”, garantiu Jaqueline.

Concurso

O processo de realização do Concurso Público do Quadro Geral de Araguaína, Edital nº 01/2012, iniciou-se ainda em fevereiro de 2012. Após a realização das provas, o Concurso foi homologado em 30/07/2012. Foram ofertadas 802 vagas realizado em 2012, sendo aprovados 491; até o momento, foram convocados e tinham sido empossados 588. A partir desta posse, é um total de 658 servidores empossados.