Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

09/07/2014 - Redação

Foto: Leila mel

Na manhã desta última terça-feira, 08, o prefeito Ronaldo Dimas visitou quatro pontos onde estão as frentes de serviço da Prefeitura de Araguaína. Dimas visitou também uma nascente que está em risco por causa da devastação crescente na área do Setor Universitário. Durante a visita, o prefeito ainda orientou alguns moradores quanto a conscientização ambiental. A visita do chefe do executivo iniciou por volta das 09 horas da manhã, quando o prefeito Ronaldo Dimas acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelas frentes de serviço na Rua Araranguá, na Vila Ribeiro. Hoje, a via recebeu o asfalto usinado a quente (CBUQ) em 279m de sua extensão e, durante a visita, Dimas verificou a qualidade do recapeamento. A rua já passou por recuperação, manutenção e serviços de reciclagem do antigo asfalto.

O pedreiro Tito Ribeiro mora nas imediações da Rua Araranguá faz 13 anos e pela primeira vez ver um asfalto de grande espessura e muita durabilidade compor a paisagem do bairro. “Dos prefeitos eleito em nossa cidade, apenas Ronaldo Dimas faz um asfalto de qualidade”, disse, solicitando que as obras cheguem também no Itaipu. “Esse trabalho vai ajudar bastante quem mora e circula na Araranguá e Joinvilli, por exemplo. Não é um asfalto ‘sonrisal’ e dura bem mais”, observou ele.

Depoimentos

Da porta de um comércio, Seu Antônio Alves, de 72 anos, observou admirado a aplicação de CBUQ e parabenizou a Prefeitura. “Esta é a primeira vez que vejo uma obra nesta rua da Vila Ribeiro em 16 anos que moro aqui. Antes, a situação estava precária demais e os motoristas dos carros desviavam para não passar por aqui” relata.

Da frente da própria casa, a aposentada Antônia Carneiro, de 75 anos, acompanhou os trabalhos. “Os serviços estão muito bons, nos ajudam muito. Falta agora recuperar as outras ruas do setor”, disse. Ela lembra que uma vez quase morreu na porta de residência. “Antes, um caminhão de grande carga ia caindo sobre essa área toda, por causa da buraqueira. E todos que estavam na porta saíram correndo pra dentro de casa” contou a aposentada, que tem esperança que o novo pavimento valorize a residência.

Rua 04

Na Rua 04, no Bairro São João, o prefeito conversou com comerciantes e moradores da comunidade e observou os tratores fazendo a reciclagem asfáltica em 174,80m da via, para nos próximos dias receber o CBUQ em 446,58m da rua, assim como foi aplicado na vizinha, Rua 05 do mesmo setor.

Logo depois, Dimas seguiu para as obras realizadas nas ruas da Vila Goiás/Araguaína Sul II, onde cumprimentou os trabalhadores da frente de serviço e observou as máquinas fazendo terraplanagem na Rua dos Pilões, uma das principais vias que liga o setor ao Presidente Lula. A via deve receber em breve o Tratamento Superficial Duplo (TSD), assim como as demais ruas do interior do bairro. Francisco de Souza tem um pequeno comércio há 12 anos na Rua dos Pilões. Para ele, toda boa obra tem muita poeira. “A rua está ficando boa, mesmo com tanta poeira. Sem falar que qualquer benefício que venha pra nós, moradores, é uma forma de valorização” disse o comerciante.

Trabalhos Futuros

Em seguida, o prefeito visitou uma nascente localizada no final da Rua Rousseau e Avenida Universitária, no Setor Universitário. O desmatamento das matas ciliares está colocando em risco uma das fontes de água na comunidade. Além de ser uma preocupação do prefeito, pessoalmente Dimas orientou aos moradores que evitem construir casas e retirar as árvores que sustentam a nascente.

O prefeito finalizou as vistorias por volta do meio-dia na esquina da Rua Amazonas com a Rua dos Maçons, no Setor Alaska, onde demonstrou estar feliz com a qualidade e durabilidade do asfalto aplicado nas vias públicas de Araguaína. “Os serviço tem ocorrido dentro da programação e a empresa contratada, após concluir este trecho, segue para a Rua Urutaí, no Setor Noroeste”, disse o prefeito, ressaltando que tem a base da via já foi recuperada e está pronta pra receber capa asfáltica de CBUQ. Dimas acrescentou que a pretensão é seja feita a recuperação das ruas internas da Vila Ribeiro somente no próximo ano. “Mas dependendo do andamento do serviço de microrrevestimento, pode ser que o setor receba ainda este ano o recapeamento” finalizou.