Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

09/07/2014 - Redação

Com a chegada das férias e da temporada de praias, e o consequente aumento nas vendas no comércio de Araguaína, o Sistema de Proteção do Crédito registrou um crescimento no número de consumidores inadimplentes na cidade. De acordo com os dados levantados pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara, o mês de junho deste ano trouxe 14.046 registros no SPC, contra 12.127 de junho de 2013, um crescimento de 15,82%. Se a comparação for feita com maio deste ano, o crescimento é ainda maior: 14.046 registros contra 10.260, 36,90% de aumento. Contudo, mesmo com estes números, o último trimestre ainda apresenta resultados positivos com relação ao mesmo período do ano passado com 5,06% menos registros no SPC.

Cenário positivo

De acordo com o presidente da Aciara, Manoel de Assis, apesar de negativos, os dados refletem o aumento no consumo. “Isso mostra que o comércio está aquecido e continua vendendo. Na realidade, esta é uma época do ano mais complicada porque há o acúmulo alguns eventos e situações como férias, praias e, especialmente, a Copa do Mundo deste ano. Mas tendência é que a situação se normalize no segundo semestre”, explica o presidente.

O diretor de SPC da Aciara, Alberto Luna, também chama a atenção para a postura dos comerciantes neste período. “A recomendação às empresas que vendem a prazo é de uma maior cautela na concessão de crédito, fazendo um cadastro de qualidade, criteriosa análise e sempre consultar ao SPC”, aconselha.

Cancelamentos e consultas

O número de consumidores que quitaram suas dívidas também teve queda no mês de junho. Foram 9.911 contra 10.466 de junho de 2013 (diminuição de 5,30%) e 10.155 de maio de 2014 (queda de 2,40%). (Ascom Aciara)

Por: Redação

Tags: Aciara, Alberto Luna, Araguaina, Manoel de Assis