Conexão Tocantins Araguaína

Campo

01/07/2014 - Redação

Foto: Ascom Ruraltins

Com objetivo de orientar e capacitar produtores rurais para uma produção sem uso de defensivos químicos, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Mapa), realiza nesta terça-feira, 01 de julho, em Taguatinga, sudeste do Estado, uma oficina de controle social para a produção orgânica, voltada para os agricultores familiares.

De acordo com a extensionista Dryelly Rodrigues, além das orientações os produtores terão ainda a oportunidade de se informarem sobre as exigências do Mapa para a certificação de um produto orgânico. “Os representantes do ministério vão esclarecer as dúvidas dos agricultores e prestar informações sobre as etapas de manejo para a transição de um produto tradicional para o orgânico, além de detalhar toda a documentação necessária para certificação”, acrescentou.

Ainda de acordo com Rodrigues, a oficina acontece das 8h às 17h, na Câmara Municipal com a participação de 50 produtores da região.

Na quarta-feira, 02, a mesma oficina acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dianópolis.

Recursos

No Tocantins, o governo do Estado, por meio do Ruraltins garantiu recursos na ordem de mais de R$ 6,5 milhões para serem aplicados nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a promoção da agricultura familiar agroecológica, orgânica e agroextrativista.

No total 1.250 Unidades familiares de produção da agricultura familiar, contemplando 26 municípios distribuídos nas regiões do Bico do Papagaio, central e sul serão beneficiadas.

Programação

Manhã (8h às 12h)

- Agroecologia – Teoria;

- Benefícios;

- Convencional X Orgânicos;

- Transição para agroecologia – conceito;

- Tecnologias apropriadas;

- Plano de manejo; 

- Experiências de sucesso;

- Trabalhar propriedade agroecológica.

Tarde (13h às 17h)

Regularização da produção orgânica por OCS – Organização de Controle Social. (Ascom/Ruraltins)

Por: Redação

Tags: Dryelly Rodrigues, Mapa, Ruraltins, Taguatinga