Conexão Tocantins Araguaína

Economia

30/06/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Cerca de 50 empresários, 15 deles de Araguaína, participaram do 1º Encontro de Negócios promovido pela Votorantim Cimentos, na cidade de Xambioá. A convite da empresa, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara participou da reunião junto com representantes da Associação Comercial e Industrial de Xambioá – Acix, Sebrae e da prefeitura local.

Os empresários foram apresentados ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que visa preparar o comércio da região para atender as demandas da Votorantim, presente em Xambioá desde 2009.

Durante os discursos institucionais, Manoel de Assis, presidente da Aciara, enfatizou a importância de iniciativas como esta para manter vivo o anseio do empresário por investimento e qualificação. “Nossa entidade está pronta para somar forças e promover o comércio regional. Mesmo com todas as dificuldades tributárias que enfrentamos em nível estadual e federal, muitas vezes minando a concorrência, temos boas perspectivas neste novo mercado que se abre para nós e que dará condições para que as empresas se fortaleçam”, disse o presidente.

Os representantes das instituições participantes assinaram um Termo de Cooperação e após as palestras sobre as exigências e procedimentos de compra, os empresários foram atendidos um a um por colaboradores da Votorantim para apresentar seus produtos e serviços.

Expectativas da empresa

O gerente geral de fábrica, Rodrigo Duarte, representante da Votorantim no encontro, reforçou que o foco da empresa são os comerciantes locais. “Precisamos de seus serviços e produtos para que alcancemos nossas metas”, destacou Rodrigo ao se dirigir aos presentes. “Queremos ajudar o comércio a enxergar o potencial que nós identificamos no mercado regional. Não queremos produtos de outros Estados”, completou o gerente.

O presidente da Acix, Clodomir Mendes, também ressaltou que a “união das associações comerciais será decisiva para que possamos atender a Votorantim com qualidade”. Já o gerente do Sebrae de Araguaína, Francisco Ramos, lembrou que a presença de uma indústria de grande porte na região é uma realidade latente e que tende a aumentar. “Por isso precisamos estimular o associativismo e promover o empreendedorismo”, pontuou.

“E se as empresas se tornarem preparadas para atender a Votorantim, elas terão condições de oferecer serviços e produtos para qualquer outra empresa, inclusive para o poder público”, acrescentou Manoel. 

Exigências

Os empresários também assistiram a uma palestra sobre os procedimentos de compra determinados pela Votorantim. As etapas incluem o pré-cadastro, apresentação de documentos e certidões e avaliação de desempenho do serviço.

O consultor Leonardo de Oliveira também chamou a atenção para o preparo que as empresas devem ter antes de apresentarem as propostas para a Votorantim. “Tudo começa com a preocupação com a atualização do catálogo de produtos, site, regularização de pendências, análise da capacidade para cumprir prazos, treinamento dos colaboradores, entre outros pontos”, informou Leonardo.

A intenção é que, além de consumir no comércio regional, a Votorantim também possa orientar as empresas a como se tornarem aptas para fornecer produtos e serviços para qualquer tipo de demanda. “Queremos também reduzir o custo de nossos fornecedores, gerar emprego, renda e não permitir que produtos de fora tomem conta deste mercado potencial”, completou o gerente Rodrigo.

Abrangência

A Votorantim Cimentos agrega empresas de cimento, cal hidratada, argamassa, calcário agrícola, gesso e concreto e pertence do Grupo Votorantim, com 50 unidades operacionais em todo o país. É uma das 10 maiores empresas de cimento do mundo, com atuação em quase todos os continentes. Atualmente, a Votorantim é líder do mercado nacional de cimento, com participação de 40%.