Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

26/06/2014 - Redação

Foto: Imagem ilustrativa

Começa nesta quinta-feira, 26, a abertura oficial do Arraial Municipal São João do Cerrado 2014 e o Festival de Quadrilhas de Araguaína, na plataforma montada na Arena Cultural localizada no Conjunto Patrocínio. As festividades juninas seguem até domingo, 29 de junho, quando os grupos de quadrilheiros participam da grande final. O evento é promovido pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e iniciará diariamente às 19 horas.

Este ano, sete grupos se apresentam durante a 14º edição do São João do Cerrado, dado visibilidade aos costumes do campo e a cultura de raiz. São eles: Os Malacabados, Arranca Toco, Inhaca Arara, Coração Caipira, Saco Furado, Tradição Caipira e Grupo Os Fei de Com Força. “Todos os anos, itens como os figurinos, os passos e a coreografia, têm evoluído em termos de qualidade, mantendo sempre os passos tradicionais, exigidos no regulamento”, analisou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira.

Conheça um pouco da história de cada grupos de quadrilha que se apresenta durante o evento.

Arranca Toco

O grupo surgiu ainda em 1992 como a quadrilha do Colégio Pré-Universitário. Depois de participar de alguns festivais particulares, ressurgiu em 2002 e hoje é eneacampeão da disputa municipal. Em 2011, a Arranca Toco foi campeã interestadual em Xambioá, terceira colocada no interestadual em Araguaína e quinta colocada no festival estadual de 2011. Em 2013, o grupo ganhou como a Melhor Quadrilha na etapa municipal e levou os títulos de Casal de Noivos, Melhor Animador, Rainha e o Melhor Casamento, na municipal e Melhor Gritador, na Intermunicipal. Este ano, Marah Araújo foi considerada pelos jurados como a Rainha 2014. A temática da Arranca Toco deste ano é “São Joãomade in Brazil: O mundo todo no nosso São João”, que propõe a apresentar a todos que a maior festa do povo brasileiro não é Copa, nem Carnaval, mas sim a Festa de São João. Para a encenação, o grupo conta com 50 voluntários que representam o Colégio CAIC.

Corações Caipiras

A nova formação existe desde janeiro de 2012, quando quadrilha foi vice-campeã no Festival Municipal, conquistou o primeiro lugar no quesito Casal de Noivos e Melhor Rainha 2012, e ainda venceu campeonatos em Novo Horizonte e Centro Comunitário do Bairro São João. No ano passado, o grupo venceu as categorias Casal de Reis. O tema do Corações Caipiras é “Saudade meu remédio é cantar”. Até então, o grupo era conhecido como “Rasga Brasa”.

Inhaca Arara

Fundada em Novembro de 2007, a Quadrilha Saco Furado sempre se apresenta no Arraial Municipal e representa a comunidade Imaculada Conceição e Araguaína Sul. O grupo, integrado por 50 componentes, já se apresentou no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O grupo é bicampeão e já ganhou dois Arraiais Municipais, trabalhando temas como fé, devoção e Padre Cícero.

Os Fei de Cum Força

No ano 2000, junto à comunidade escolar da Escola Estadual Joaquim de Brito Paranaguá, por meio de uma votação unânime, surgiu a quadrilha “Arraiá do Jeca”, inicialmente com 64 componentes. A primeira apresentação no festival municipal foi em 2001. De lá para cá, o grupo conquistou o quinto lugar na edição de 2004 e oitavo em 2006, quando aconteceu a mudança do nome para “Os Fei de Cum Força”.

Os Malacabados

É a única quadrilha que participou das 13 edições do festival municipal, desde 2001. A trajetória começou no mesmo ano, com os alunos da Escola Municipal Sancha Ferreira, no setor Tecnorte. Considerada uma das dez melhores quadrilhas do Estado, Os Malacabados já se apresentaram em várias cidades da região e trazem como tema deste ano “Quatro sanfonas e um só coração: o legado continua”. O grupo é composto por 50 pessoas e representa o Bairro São João.

Saco Furado

O grupo formado pela comunidade da Vila Ribeiro participou de 2011 a 2012 do Arraiá Municipal. Este ano o grupo reapareceu e se apresenta em eventos do CRAS, escolas nas comunidades de Araguaína e pela primeira vez no 26° Arraiá da Alegria, em Tocantinópolis. Saco Furado já se apresentou levando para a plataforma do parque temas como o nordeste brasileiro e seus costumes.

Tradições Caipira

Este ano o grupo se apresenta pela primeira vez no São João do Cerrado. O Tradições Caipira é formado por participantes do Monte Sinai e Bairro de Fátima e alguns ex-integrantes do antigo grupo “Escorrega Mas Não Cai”. Este grupo, que não vai se apresentar este ano, começou em 2000 e em 2007 conquistou o terceiro lugar no concurso de quadrilhas da cidade.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif (Ascom Araguaína)

Por: Redação

Tags: Agenda Cultural, Araguaina