Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

10/06/2014 - Redação

Foto: Marcela Pires Caminhão elevará a categoria da sessão contra incêndio, possibilitando voos de aviões a jato Caminhão elevará a categoria da sessão contra incêndio, possibilitando voos de aviões a jato

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está finalizando o contrato com uma empresa fornecedora de combustível para instalar um posto de abastecimento de aeronaves (PAA) no aeroporto da cidade. A partir deste posto, o aeroporto de Araguaína terá condições de receber aeronaves de grande porte, como Boeing 737.

Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 10 entre um representante da Petrobras e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, foi acertado os últimos detalhes para a finalização do contrato entre a empresa e o Município. O secretário Josué Luz explica que sem um posto de abastecimento as aeronaves não tem como parar em Araguaína, pois não tem condições de abastecer. “E como vão abastecer se não tem a garantia de um combustível de qualidade? É por isso que é necessário que o aeroporto tenha um posto de abastecimento com bandeira”, completou.

Desde fevereiro do ano passado que a atual administração vem trabalhando para melhorar e ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto da cidade, entre elas a contratação de uma empresa que forneça o combustível específico para estes tipos de aeronaves. 

As vantagens de se ter uma empresa voltada para o abastecimento de aviões a jato são os procedimentos rigorosos ao controle de qualidade do combustível e lubrificantes e aos serviços oferecidos. A previsão é de que até o final do ano, o posto de abastecimento seja instalado, dando condições de que a partir de 2015 novas empresas aéreas se instalem e Araguaína entre na rota de linhas comerciais.

Caminhão de combate a incêndio

O aeroporto também recebeu mais um equipamento para a melhoria e ampliação de atendimento aos passageiros que utilizam a unidade. Nesta segunda-feira, 09, o Município recebeu da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República um Caminhão de Combate a Incêndio – CCI Ap2, por intermédio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Agência Estadual de Trânsito (Agetrans).

Na época da visita da presidente Dilma Rousseff em Araguaína, durante a entrega das casas do residencial Costa Esmeralda, o prefeito Ronaldo Dimas solicitou melhorias para o aeroporto. Após o pedido, a presidente viabilizou e enviou esta nova máquina para o aeroporto, como um dos investimentos para o aeroporto.

Com este caminhão, o aeroporto de Araguaína elevará a categoria da sessão contra incêndio, possibilitando voos de aviões a jato, com capacidade para mais de 100 passageiros.

Estavam presentes na entrega do caminhão, o prefeito Ronaldo Dimas, o superintendente da Agetrans, Wadson Tavares, o diretor de Portos e Aeroportos, Ricardo Garbaccio, o comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araguaína, Cap. Marinho, entre outras autoridades. (Secom Araguaína)