Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

07/06/2014 - Redação

Foto: Pedro César

Chega ao fim neste sábado, 7 de junho, o trajeto de 305 quilômetros da VIII Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida. Às 7h, os tropeiros saem do Palácio do Boi e fazem trajeto pela BR-153 rumo ao centro comercial da cidade, onde será realizado um desfile em homenagem ao tropeirismo, em Araguaína, descendo a Avenida Cônego João Lima pela contramão. O evento, que tem como slogan “O tropeirismo unindo povos e culturas”, homenageia o tropeiro e diretor, Ricardo Santos Pereira, que morreu em fevereiro deste ano.

O objetivo do evento é reviver a história dos primeiros tropeiros e muladeiros, além de manter viva a tradição. O percurso reviveu a rota que os tropeiros faziam, trazendo mulas e cavalos até Araguaina, para participarem da Cavalgada.

Cerca de 300 tropeiros percorrerão trilhas nos municípios de Pau D’arco, Arapoema e Araguaína. Eles pousaram em oito fazendas até chegar, nessa sexta-feira, 6 de junho, ao Palácio do Boi, em Araguaína, que foi o pouso final. O evento atraiu pessoas de todas as idades. (Secom Araguaína)