Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

02/06/2014 - Redação

Foto: Leila Mel

A grande vencedora do concurso Rainha Junina 2014 de Araguaína é Mara Araújo, da quadrilha Arranca Toco, que obteve 198,3 pontos na avaliação dos cincos jurados. É o segundo ano consecutivo que a Arranca Toco vence o concurso de Rainha Junina. O concurso foi realizado no último sábado, dia 31, na Praça das Bandeiras, sendo promovido pela Comunidade Junina de Araguaína (Cojuara), com apoio da Prefeitura de Araguaína – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Mara Araújo ficou bastante emocionada ao receber a faixa de Rainha Junina 2014, de Janep Coelho que representou a cidade no ano de 2013. “A gente se preparou bastante pra isso e nem tenho palavras pra dizer o tanto que estou emocionada, que eu queria muito esse título para a minha quadrilha que ela tanto se empenha, se dedica e agora a gente está sendo reconhecido”, comentou.

Segundo Mara, foram seis meses de preparação, desde a confecção do vestido até os ensaios para a apresentação final. “E agora esta recompensa, mas ainda tem mais: o Festival Municipal, vamos competir com o casal de reis. A gente está se preparando mais ainda”, finalizou a Rainha.

Para o presidente da Cojuara, Relderson Sousa Freitas, este ano o concurso superou as expectativas da organização do evento. “Esse ano a igualdade está muito grande, uma escolha muito difícil para os jurados”, comentou. Freitas disse ainda que o objetivo do concurso é mostrar a beleza das rainhas e também a cultura da cidade. “Mostrar que a nossa cultura é bastante viva e mostrar que o São João está vivo na nossa Araguaína”, completou o presidente.

Apoio à cultura tradicional

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Willamas Ferreira, a atual gestão tem promovido a cultura da cidade, realizando eventos tradicionais e dando apoio para cada um deles. “A cada ano as quadrilhas se inovam, fazem um trabalho muito bonito e a participação do público é cada vez maior. O nosso incentivo é de que cada vez mais, mais quadrilhas possam participar e mais candidatas possam participar desse evento, ressaltando que este evento é realizado pela Cojuara (Comunidade Junina de Araguaína)”, comentou.