Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

31/05/2014 - Redação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até a próxima quinta-feira, dia 05 de junho, uma intensificação do monitoramento do Programa Bolsa Família, instituído pelo Governo Federal. As atividades serão realizadas em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores, com o objetivo de atualizar os dados cadastrais dos beneficiados. A exigência de atualização é do Governo Federal para que as famílias inscritas no programa continuem recebendo o benefício na cidade.

A atualização dos dados cadastrais faz parte da primeira etapa, que começou a ser realizado pela prefeitura em março deste ano. Os pais ou responsáveis, que recebem o Bolsa Família, têm que levar os filhos com idade entre zero e sete anos até a unidade de saúde mais próxima de casa. Devem proceder assim, também, as mulheres com idade entre 14 e 45 anos, inscritas no CadÚnico, e as gestantes, independente da faixa etária e da idade gestacional.

O monitoramento deve observar características como o desenvolvimento do peso e da altura, além de verificar se o cartão de vacinação da criança ou da gestante está em dia. Além da saúde, o monitoramento da Educação é outro pré-requisito para a garantia do benefício, onde são verificados, por exemplo, a frequência escolar e as notas dos alunos.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa à inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 13 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família. (Secom Araguaína)