Conexão Tocantins Araguaína

Meio Ambiente

26/05/2014 - Redação

Foto: Suziane Fonseca

Na manhã de sexta-feira, 23 de maio, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, Stalin Júnior, inaugurou o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins – Cetas, localizado no 2º Pelotão da Companhia Independente de Policia Militar Rodoviária Ambiental – Cipra, em Araguaína, região norte do Estado.

Para o presidente Stalin Junior, que acompanhou em sua outra gestão o trabalho feito com os animais silvestres pelos técnicos do instituto, a busca de parcerias para o tratamento e a conquista da criação do Cetas é uma vitória para fauna do cerrado tocantinense. "Hoje inauguramos esse espaço, que é de extrema importância, garantindo assim, assistência médico veterinário aos animais que sofrem maus tratos, os domesticados ou capturados para a venda e que necessitam ser reintegrados à natureza”, afirmou.

Ao longo do evento os convidados tiveram a honra de conhecer o local e apreciar os animais que atualmente estão alojados e assim, conferir o trabalho feito pela equipe do Centro no dia-a-dia. Para a gerente do Núcleo de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, “o grande desafio de manter um projeto como o Cetas é a compreensão e o entendimento da sociedade da importância do trabalho aqui realizado por ser de dedicação constante para que os animais se sintam seguros e tenham seu bem estar protegido”. Grasiela ainda salientou que o dia de hoje foi um presente para os visitantes, já que o Cetas é um local que tem sua visitação restrita a fim de garantir o bem estar dos animais.

Em depoimento, a cabo da Cipra Caroline Duks salientou a importância do envolvimento de todos os parceiros, sendo a Cipra, que abrigou a sede do centro, a Agência de Defesa Agropecuária – Adapec que cedeu um veterinário para estar permanentemente no centro e o Naturatins que desenvolve o projeto. “Todos têm com os animais uma preocupação focada no bem estar e na saúde deles até que possam ser soltos ou ter um local adequado para sua proteção”.

Por estar localizado dentro do 2º Pelotão da Cipra, o Cetas Tocantins é um local extremamente bem ambientado, já que o espaço é grande a integração com a equipe de ambas as entidades hoje agem como uma só no trato com os animais. “E isso fortalece o envolvimento de todos ao longo de um trabalho tão importante como o do centro”, afirmou o Comandante da Cipra, Ten. Cel. Oséias de Sousa Silveira.

Ao final da solenidade o presidente do Naturatins Stalin ainda anunciou que o próximo passo é implantar uma unidade do Cetas em Palmas e futuramente uma no sul do Estado para atender melhor a demanda e evitar o desgastante deslocamento dos animais por longas distâncias.

Durante a solenidade estiveram presentes os representantes da Câmara Municipal de Vereadores, da Prefeitura de Araguaína, do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – Ibama, Guarda Metropolitana e da Prefeitura de Palmas, sociedade civil e empresários parceiros do projeto Cetas do Tocantins.

Cetas

O primeiro Cetas conta com 11 recintos adequados ao alojamento de até 100 animais de vários portes e espécies, conforme o padrão proposto pelo Ibama, e desde que seja em caráter provisório, já que o Centro é um local de triagem e recuperação e não de abrigo definitivo.

A unidade conta com atendimento médico-hospitalar, recintos adequados e equipe técnica treinada para manipular e cuidar dos animais durante o período necessário para sua recuperação, tratamento, reabilitação e possivelmente reintrodução ao meio ambiente. (Ascom Naturatins)