Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

05/05/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 05, comemora-se o Dia Internacional da Parteira, a data foi criada em 1991 pela Organização Mundial de Saúde – OMS. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o intuito de reforçar a importância dessas mulheres dentro da cultura popular vem desenvolvendo o “Projeto Parteiras do Tocantins”.

Em reconhecimento ao trabalho das parteiras tradicionais, a Sesau em parceria com o Distrito Sanitário Indígena, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Ministério da Saúde - MS e da ONG Grupo Curumim, tem fomentado o apoio e a busca pela valorização da atuação das parteiras. O “Projeto Parteiras do Tocantins” realiza ações como encontro de saberes, entrega de kits, intercâmbio, cadastramento, pesquisa, workshop com gestores, capacitação de multiplicadores, entre outros.

Por meio da pesquisa foram entrevistadas 93 parteiras, sendo 73  atuantes entre áreas indígenas e zona urbana. “O objetivo do projeto é identificar a situação da assistência ao parto domiciliar realizado por parteiras no Tocantins, resgatando, valorizando e apoiando esse trabalho como uma forma  de assegurar melhoria na assistência à saúde da mulher e da criança, bem como contribuir para a redução da morbimortalidade materna e perinatal” explica a técnica da área de saúde da mulher, Margarida Araújo. (Ascom Sesau)