Conexão Tocantins Araguaína

Educação

29/04/2014 - Redação

Nesta semana, foi realizada uma reunião com os gestores das 33 escolas municipais de Araguaína para informar que todas as unidades vão oferecer, a partir desse mês de maio, o sistema de educação de tempo integral para os alunos. A reunião foi realizada pela Coordenação de Ensino Fundamental e teve a participação do secretário municipal de Educação, Jocirley Oliveira.

Em 2013, 27 escolas ofereciam esse modelo de ensino. O sistema de educação de tempo integral foi implantado em Araguaína a cerca de seis anos; naquela época, apenas cinco unidades escolares aderiram ao programa. Com a adesão de mais seis escolas, Araguaína passa a atender mais de 10 mil alunos, distribuídos na zona urbana e rural do município.

Com a implantação deste sistema em todas as unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação vai desenvolver vários projetos, um deles será o Canto Coral, que deverá desenvolver habilidades com as crianças através da música. “É sem dúvida um grande avanço em nossa educação, que cresce a cada ano, o que demonstra o compromisso com o aprendizado dos nossos alunos”, disse Silvana Negri, gestora escolar.

Para o secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, a atual gestão vem promovendo ações que visam a construção de uma forma pedagógica que prima pelas habilidades e competências específicas a todos que serão atendidos através do ensino de forma integral. “Podemos dizer que o programa é um embrião para consolidarmos com a escola de tempo integral, agora expandido em toda rede de ensino. Estaremos nos preparando ainda mais para oferecer o ensino de tempo integral de qualidade num futuro bem próximo”, destacou Oliveira.

Programa

O sistema de educação de tempo integral funciona no contra turno dentro das unidades de ensino, onde são desenvolvidas várias atividades pelos alunos como capoeira, teatro, música, redação e leitura, com o objetivo de estimular a prática esportiva e o desenvolvimento socioeducativo.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif