Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

13/04/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Faltando apenas uma semana, as equipes das Secretarias Municipais da Infraestrutura e de Cultura, Esporte e Lazer estão se mobilizando para que a 17ª edição da maior encenação a céu aberto do Tocantins, a Via Sacra, seja um sucesso. O circuito terá uma estrutura para receber mais de 10 mil pessoas e dezenas de palcos serão montados e distribuídos para figurar grande parte das cenas do espetáculo, como, por exemplo, o julgamento de Jesus Cristo por Pôncio Pilatos e a Santa Ceia. Outro cenário recebe um carinho especial se refere àquele em que retrata a infância do menino Jesus, com apenas 12 anos de idade ensinando aos anciãos no Templo.

Estrutura

Além dos palcos, que ainda serão montados no canteiro entre a Vila Patrocínio e Setor Jardim das Flores, a estrutura irá dispor de tendas, uma dezena de banheiros químicos, incluindo os adaptados, também para pessoas com deficiência. A Secretaria de Cultura também já enviou ofícios à Polícia Militar solicitando policiamento. Assim como no ano passado, o intuito é oferecer conforto aos cristãos e proporcionar segurança ao público presente durante a tradicional encenação teatral. Atualmente no local, equipes da Secretaria da Infraestrutura colocaram areia para fazer a via dolorosa, na qual Jesus, ensanguentado, percorre com a cruz sobre os ombros e o Monte Calvário, local onde Cristo foi crucificado.

Via Sacra

Considerado o maior espetáculo teatral ao ar livre do Tocantins, a Via Crúcis é encenada por uma média de 300 atores e atrizes profissionais e amadores, principais e coadjuvantes, formada por servidores e jovens de grupos católicos das paróquias da cidade. Este ano, durante as 15 estações que serão desenvolvidas pelo grupo de atores voluntários, o público poderá além de prestigiar, reviver a intensidade emocional e histórica dos últimos momentos de vida de Jesus Cristo na Terra, vistos em Araguaína por uma média de público estimada em 100 mil pessoas. Um dos diferenciais deste ano é o início do enredo pela inserção de Jesus quando criança e não mais com o batismo de Jesus, por João Batista, como antes. O espetáculo dura pouco mais de duas horas e poderá ser acompanhado pela população no espaço entre o Jardim das Flores e o Setor Patrocínio. (Prefeitura de Araguaína)