Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

04/04/2014 - Redação

Foto: Divulgação

A macrorregional da 3ª Conferência Estadual de Saúde do trabalhador e da trabalhadora em Araguaína, para as regiões do Médio - Norte Araguaia e Cerrado Tocantins – Araguaia, foi aberta com a palestra do médico José Geraldo Rigotti de Faria sobre “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

José Geraldo ressaltou a importância desta conferência para a construção de um conhecimento coletivo para a melhoria da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Estado.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gildeon Silva, participar da conferência é uma oportunidade de buscar informações para manter a classe cada vez mais fortalecida. “Nós, representantes de classes, não podemos perder a oportunidade de participar de eventos como estes, pois temos a missão de levar as informações e decisões debatidas aqui para os outros  trabalhadores em nossas reuniões mensais”, explica.

Com o tema central “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direitos de todos e todas e dever do Estado”, a conferência tem o objetivo de analisar as prioridades e elaborar propostas para Municípios, Macrorregiões, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora.

O evento segue até esta sexta-feira, 04, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).  Esta macrorregional é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Conselho Estadual de Saúde do Tocantins e Conselho Municipal de Saúde de Araguaína. As demais etapas macrorregionais ocorrerão em Gurupi nos dias 14 a 15; Palmas dia 23 a 24 de abril. Já a etapa Estadual ocorrerá de 27 a 28 de maio deste ano, na Capital.