Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

03/04/2014 - Redação

Foto: Divulgação

O Grupo Artpalco de Araguaína está participando do Fringe, dentro do 23º Festival de Teatro de Curitiba, considerado um dos festivais de maior referência no Brasil. O Fringe faz parte do Festival de Teatro de Curitiba desde sua 7ª edição, em 1998. O Grupo araguainense de teatro está apresentando o espetáculo “Casos Insanos”, reconhecido e premiado em Minas Gerais e no Tocantins. 

Duas apresentações já foram realizadas, no dia 1º e dia 02; nesta quinta-feira, dia 03, será a terceira e última no palco do auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense.

Além das apresentações do espetáculo, o Grupo Artpalco também participa de oficinas e outros eventos que estão programados dentro do festival, trocando experiências com profissionais do Brasil e de outros países, que também participam do evento, aumentando o seu conhecimento na área teatral.

Para o diretor do Grupo Artpalco, George Henrique, esse é um evento que vai dar visibilidade para o grupo nacionalmente. “O Fringe é um festival internacional de teatro e estamos orgulhosos em representar o Tocantins em um evento tão importante no cenário teatral brasileiro”, destacou. “Também o Grupo está tendo uma rica experiência, pois está tendo contato com grupos de teatro do Brasil e do mundo”, finalizou.

Os integrantes do Artpalco deve chegar em Araguaína nesta sexta-feira, dia 04, à noite, trazendo na bagagem muitas histórias para contar a todos, além da experiência de participar de um festival internacional de teatro.

Festival

O Festival de Teatro de Curitiba está em sua 23ª edição e há muito tempo já está consolidado no país, como a grande vitrine dos artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Ao longo da sua história, quase quatro mil espetáculos já fizeram parte do festival, somando o Fringe e a Mostra.

Neste ano, o Festival começou no dia 25 de março, e será finalizado no próximo domingo, dia 6 de abril. Mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países estão participando do evento. Nestes doze dias, o evento ocupa 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento.

O Fringe faz parte do Festival de Teatro de Curitiba desde sua 7ª edição, em 1998. Neste ano a programação do Fringe tem 400 peças, além de dez eventos especiais, como oficinas, festas e bate papos. São 66 espetáculos gratuitos, incluindo 56 peças de rua. As companhias e grupos são de 19 Estados brasileiros e de outros três países – Argentina, Moçambique e Paraguai.

Casos Insanos e Grupo Artpalco

O espetáculo Casos Insanos, do Grupo Artpalco, já levou mais de 50 mil espectadores ao teatro. É a peça de maior repercussão do Triângulo Mineiro e há três anos vem trazendo alegria ao Tocantins.

Cerca de 7.500 espectadores já passaram pelas duas doses (temporadas) do espetáculo no Tocantins. Para este ano o grupo prepara a 3ª dose da peça, que estreia no próximo mês em Araguaína.

O Grupo Artpalco, que completou 13 anos no último dia 17, também já representou o Tocantins em 2013 no Festival Ipitanga de Teatro – FIT, em Lauro de Freitas (BA), com o espetáculo infanto-juvenil “A Poção do Amor”, espetáculo que rendeu ao grupo a indicação a prêmios em duas categorias: melhor trilha sonora e melhor iluminação. (Prefeitura de Araguaína)