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Araguaína

01/04/2014 - Redação

O vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, e o secretário de captação e gestão de recursos, Júlio César Sampaio, participam a partir desta terça-feira, 1º de Abril, de reuniões que tem como finalidade apresentar o programa Minha Casa Minha Vida - Entidades. 

O objetivo é explicar como deve funcionar o programa do Governo federal que é uma extensão do Minha Casa Minha Vida. O programa seleciona previamente as famílias interessadas e as obras são fiscalizadas por entidades de classes. Somente no Costa Esmeralda Norte, que será edificado ao lado do atual Costa Esmeralda, à direita da BR-153, devem ser disponibilizadas 1.500 unidades habitacionais para o novo programa.

O projeto prevê três reuniões com organizações que representam as diversas modalidades profissionais, onde serão pré-selecionadas as famílias interessadas em fazer parte do programa. Após a escolha e aprovação das famílias, são criadas duas comissões que representam os futuros moradores. Uma delas ficará responsável por acompanhar o cronograma das obras e a outra por fiscalizar os financiamentos dos beneficiários do programa. 

Palestras

As palestras serão ministradas pelo secretário de captação e gestão de recursos, Júlio César Sampaio, e fazem parte de um cronograma elaborado pela empresa Encam, responsável pela obra no futuro empreendimento.

Durante as palestras serão apresentados os três principais critérios exigidos pela Caixa Econômica Federal, tais como famílias que moram em áreas de risco, mulheres com muitos filhos, além de idosos e deficientes. Nas reuniões, o grupo pode, por exemplo, deliberar o acréscimo de alguns critérios que as entidades julguem importantes, como o tempo de domicílio em Araguaína e a quantidade de filhos.

Cursos

Após a escolha das pessoas e ainda durante as obras das casas, a Prefeitura deve oferecer cursos de capacitação para as famílias que irão ocupar as unidades, uma vez que os mesmos estão contemplados no Projeto Técnico Social do empreendimento. Vale ressaltar que o cronograma e o acompanhamento a cada 500 unidades habitacionais devem ser geridas por uma entidade de classes. 

Minha Casa Minha Vida – Entidades

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades foi criado pelo Governo Federal, em 2009, com objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.

Programação

Terça, 01 de Abril

11h – Palestra com os colaboradores do Frigorífico Boiforte

Quarta, 02 de Abril

13h – Palestra com os colaboradores do Frigorífico Minerva

Quinta, 03 de Abril

19h – Palestra com os colaboradores de postos de gasolina, supermercados, mototaxistas, taxistas e motoristas da Viação Lontra e demais motoristas araguainenses.  Local: Ginásio de Esportes do Bairro São João. (Ascom Prefeitura de Araguaína)