Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

22/03/2014 - Redação

Foto: Divulgação Via Sacra Via Sacra

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou os ensaios da Paixão de Cristo, popularmente conhecida como “Via Sacra”, em um espaço entre o Conjunto Patrocínio e o Jardim das Flores. Os ensaios estão sendo realizados de terça a sexta-feira, das 19h30 às 22 horas, e também aos sábados e domingos, das 16 às 20 horas.

A Via Sacra representa a via dolorosa pela qual Jesus passou e sofreu antes de sua morte e redenção. Em Araguaína, o evento que reúne os cristãos acontece no dia 18 de Abril, no espaço onde aconteceu o último Carnaval.

De acordo com a diretora de Cultura, Edna Rocha, responsável pelos ensaios, muitos textos já foram entregues para que os atores decorem suas falas e uma equipe está escolhendo os personagens que cada ator voluntário vai interpretar.

Infância

Este ano há uma média de 15 cenas e entre as novidades está o encontro de Jesus com os doutores da lei, relatado no evangelho de Lucas capítulo dois. O episódio narra que Jesus, com apenas 12 anos de idade, discutia e ensinava os anciãos, no Templo, os quais ficavam admirados com tamanha sabedoria e inteligência, dada a pouca idade do garoto. A passagem é o único evento da infância tardia de Jesus registrado no livro sagrado e será a primeira vez que a cena montada de Jesus com a idade de transição entre a infância e a adolescência será apresentada em Araguaína. Por muito tempo, as cenas da Via Sacra tinham início com o batismo de Jesus, por João Batista.

Cenas

As cenas que nunca podem faltar são aquelas de maior sofrimento de Cristo, como Jesus sendo chicoteado na “Via Crucis”, o julgamento, a crucificação e, por fim, a ressurreição. A maior encenação a céu aberto de Araguaína envolve um total de 300 pessoas, das quais 100 delas são atores principais e os demais são figurantes e contrarregras. O cenário é montado antecipadamente ao evento de cunho religioso com o auxílio de uma equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Roupas

De acordo com diretora Edna Rocha, um levantamento das vestimentas e acessórios dos atores está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e já adiantou que muitos trajes dos anos anteriores devem ser novamente utilizados, graças ao bom estado de conservação. Outros devem ser adquiridos, montados, lavados, reparados e confeccionados por uma equipe de costureiras. 

Endereço

Este ano também a organização mudou o local onde será realizado o evento. A Via Sacra será encenada na Rua 15, esquina com a Rua Violeta, Rua das Bromélias, Rua das Acácias entre o Residencial Patrocínio e o Setor Jardim das Flores, onde aconteceu o último Carnaval. (Prefeitura de Araguaína)