Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

18/03/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Será realizada na próxima quinta-feira, 20, a partir das 08 horas, no auditório da OAB, subseção de Araguaína, o II Fórum Perinatal da Região de Saúde Médio Norte Araguaia. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O Fórum tem como objetivo discutir a assistência materno-infantil, reduzir consequentemente a mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal e operacionalizar a Rede Cegonha. 

Durante o fórum, serão apresentados os indicadores de óbitos maternos e infantis da região, bem como discutir estudos de casos relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. 

O fórum também vai funcionar como uma espécie de órgão deliberativo, que terá reunião  mensal, com a presença de secretarias, hospitais, maternidades, Ministério Público, conselhos de saúde, conselhos profissionais, sociedade civil e instituições, a fim de promover a saúde e a qualidade de vida da mulher e da criança.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, instituída pela Portaria Ministerial N° 1.459 de 24 de junho de 2011. (Prefeitura de Araguaina)