Conexão Tocantins Araguaína

Meio Ambiente

12/03/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Araguaína e região recebem nessa quinta e sexta-feira, 13 e 14 de março, mais uma edição do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento acontece na sede da Diretoria Regional de Ensino, a partir das 8 horas.

De acordo com a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, o objetivo é estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo. Tal ação fortalece a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dos órgãos municipais. 

O evento é voltado para professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis e o workshop de Araguaína atenderá ainda os municípios de Ananás, Araguanã, Aragominas, Barra do Ouro, Babaçulândia, Carmolândia, Campos Lindos, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá. 

As regionais de Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional , Gurupi e Araguatins já receberam o workshop que acontecerá ainda em mais oito cidades até o mês de abril, abrangendo todos os 139 municípios tocantinenses. A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais. 

Regionais

O investimento para realização do workshop é de R$ 240 mil, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, com contrapartida da Semades. Depois de Araguaína, a programação do workshop segue para Arraias (24 e 25/3), Dianópolis (27 e 28/3), Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4). (Ascom/Semades)

Programação

Quinta-feira, 13

8h- Recepção e Credenciamento

9h- Abertura

9h30- Política Nacional de Resíduos Sólidos (Semades)

10h30- Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P (Semades)

11h- Conversando com os palestrantes

14h- Módulo I - Oficina de Implantação do Programa A3P (Semades)

14h – Módulo I - Oficina de Reciclagem – Treinamento de catadores para a reciclagem correta de eletrônicos (NS Coleta e Reciclagem)

Sexta-feira, 14

8h- Módulo II – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (COM-Vida/Seduc)

8h- Módulo II – Cooperativismo (IDHMA)

10h- Módulo III – Construindo a Agenda 21 na Escola (Seduc)

10h- Módulo III – Saúde do Trabalhador (Sesau)

14h- Módulo IV- Metodologia de Criação e Fortalecimento de Fóruns Municipais “Lixo & Cidadania” (Naturatins)

14h- Módulo IV – Aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais (ATS)

(Matéria atualizada às 08:29 de 13/03)

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif