Conexão Tocantins Araguaína

Educação

24/01/2014 - Redação

Começou no dia 14 de Janeiro e segue até o dia 31 de janeiro a Jornada Pedagógica 2014 que tem como objetivo nortear e subsidiar a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelas unidades escolares que compõem a Rede Municipal de Educação. O evento é voltado para os profissionais da Rede Municipal de Educação e marca a abertura do ano letivo onde participam professores, educadores infantis, motoristas, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e gestores educacionais das escolas da rede.

Realizada em diferentes locais e simultaneamente, durante esta semana, os participantes conheceram a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar, assistiram palestras e fizeram vários debates em grupo como uma oportunidade para os profissionais da educação discutirem questões sobre a escola, material didático, planejamento e o projeto pedagógico.

A secretária Municipal de Educação, Odaléa Barbosa apresentou um balanço positivo da realização da jornada. “Até agora só obtivemos resultados positivos, pois as oficinas têm provocado a análise do processo metodológico, o pensar pedagógico que envolve a compreensão da realidade, a investigação e formulação de opiniões.Por isso estamos muito felizes com a participação dos profissionais da rede municipal de ensino, pois estão mostrando grande interesse nos assuntos propostos buscando a melhoria no atendimento e na qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos”.

Segundo a Consultora do Sebrae, Rose Moretto, que está ministrando o curso “Empreendedor primeiros passos”, a participação dos profissionais da educação no curso tem superado as expectativas. “Esse curso tem como principal objetivo a preparação dos professores para inserirem em sala de aula o incentivo ao aluno para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho, a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens a fim de despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da criação de seu próprio negócio. Todos os profissionais têm sido muito participativos, superando nossas expectativas e acredito que esse programa inserido nas escolas municipais será um grande sucesso”, afirmou.

A professora Doriana Bueno, participante da oficina, comentou as perspectivas de implantação na escola onde trabalha. “O projeto Empreendedor Primeiros Passos traz novas oportunidades para as crianças e adolescentes e irá ampliar os horizontes dos professores pois revela a importância da consciência de que cada um pode ser protagonista de sua vida e obter excelentes resultados através do empreendedorismo. Essa um ideia que precisa ser levada às escolas para que os estudantes conheçam e aproveitem as oportunidade de exercer uma atividade empreendedora”, enfatizou.

O professor Francismá Bispo enfatizou que a Jornada Pedagógica é um espaço de discussão e troca de conhecimentos. “Com a Jornada, está sendo possível trocar experiências e discutir assuntos de extrema relevância para o exercício de nossas atividades. Acredito que com as capacitações poderemos oferecer mais qualidade de ensino aos alunos”, afirmou.

Confira a continuação da programação da Jornada Pedagógica no site www.colinas.to.gov.br.