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Educação

07/01/2014 - Redação

Foto: Divulgação

As matrículas para alunos novatos da rede municipal de ensino estarão abertas entre os dias 13 e 24 de janeiro. Os pais devem procurar a sede das escolas de interesse portando os documentos pessoais dos alunos e declaração de transferência ou histórico escolar. O horário de funcionamento nas escolas será de 7h30 às 11 h e das 13h30 às 17 h. “Este ano teremos um aumento significativo no número de vagas oferecidas, principalmente a partir de março, com a inauguração de novas unidades”, comenta o secretário de Educação, Jocirley de Oliveira.

Neste primeiro momento, a rede municipal de ensino oferece 15.500 vagas, 3.500 a mais que o ano passado. Deste total, 8.000 são para a Educação Infantil e 7.500 para o Ensino Fundamental. Com as inaugurações, a oferta subirá para quase 20 mil vagas (9 mil para o Infantil; 11 mil para o Fundamental mais a Educação para Jovens e Adultos).

Procedimentos 

Oliveira explica que as matrículas acontecerão de acordo com a ordem de chegada. “Por isso aconselhamos que os pais que quiserem colocar os filhos nas escolas perto de suas casas que se planejem para os primeiros dias de matrícula”. Outra orientação é relacionada aos alunos da rede que ainda não foram rematriculados. “O prazo acabou ainda no ano passado, mas ainda estamos fazendo. Contudo, o sistema agora será semelhante à matrícula dos novatos, por ordem de chegada”, explica o secretário. 

Documentos 

Para os alunos da Educação Infantil, a secretaria solicita os seguintes documentos para a matrícula:

- Cópia da Certidão de Nascimento;

- Cópia do CPF;

- Cópia do documento de Identidade (RG);

- Atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação;

- Comprovante de residência ex: (talão de energia);

- Declaração de trabalho da mãe e/ou responsável;

- Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);

- 01 Foto 3x4;

- Declaração e/ou Histórico Escolar (1º e 2º período);

- Ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo;

- Cópia dos documentos dos pais e/ou Responsáveis;

- Cópia do NIS do/a aluno/a. 

A falta do CPF, RG e NIS não impedem a efetivação da matrícula. Já para o Ensino Fundamental, os documentos solicitados são estes: 

- Cópia da Certidão de Nascimento;

- Cópia do CPF;

- Cópia do Documento de Identidade (RG);

- Assinatura de termo de responsabilidade;

- Comprovante de residência ex: (talão de energia);

- Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);

- Declaração e/ou Histórico Escolar;

- Ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo;

- 01 (uma) foto 3x4;

- Cópia dos documentos dos pais e/ou Responsáveis;

- Cópia do NIS do/a aluno/a.

Nos mesmos moldes, a ausência de CPF, RG e NIS não prejudicam a matrícula. “Mas precisamos que os pais apresentem as documentações posteriormente”, completa Jocirley. Já para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, a secretaria pede os documentos a seguir:

- Cópia da Certidão de Nascimento;

- Cópia do RG e CPF;

- Declaração e/ou Histórico Escolar;

- Ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo Assinatura de termo de responsabilidade;

- Comprovante de residência Ex: (talão de energia);

- Comprovante do Alistamento militar (maior de 18 anos sexo masculino);

- 01 (uma) foto 3x4.

- Declaração de Trabalho se for menor de 18 anos.