Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

06/11/2013 - Redação

 A Defesa Civil de Araguaína reuniu-se com parceiros, nesta terça-feira, 5, para acertar os últimos detalhes do Plano de Ação para o período chuvoso. Segundo o chefe do órgão, o secretário de Infraestrutura Simão Moura Fé, “foi preciso compartilhar as informações adquiridas por uma equipe que participou de um treinamento em Palmas, no final do mês passado, com a Coordenação Nacional da Defesa Civil”. O curso incluiu simulações de pronta resposta para casos de desastres, elaboração de planos, legislação, atribuições do órgão e prestação de contas.

Com a conclusão do plano, os membros da Defesa Civil passarão à fase de captação de recursos para incrementar a estrutura do órgão, adquirir equipamentos, definir os métodos de ação e visitar todas as áreas de riscos como os setores Nova Araguaína, Martins Jorge, Céu Azul, Tereza Hilário, Vila Goiás, Maracanã e Bairro São João. “É importante frisar que estamos procurando os meios mais rápidos para ter acesso ao que é necessário para agir rapidamente e, nesta hora, a atuação dos parceiros será fundamental”, completa o coordenador do órgão, Eduardo Carneiro.

Outro benefício é a chegada do Cartão da Defesa Civil, do Ministério da Integração, nas próximas semanas. O recurso disponível poderá custear somente ações em prol das famílias atingidas e áreas de risco como Aluguel Social, obras de contenção e reparos e despesas gerais com as vítimas.

A Defesa Civil de Araguaína atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Saneatins, Celtins, entre outras instituições e entidades. “A idéia é que cada um desses membros possa executar ações pertinentes às suas áreas de atuação e colaborar para os planos de prevenção como um todo”, conclui Simão.