Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

28/10/2013 - Redação

Foto: ASCOM/FACIT

Uma manhã de grandes emoções, muitas risadas e a demonstração de reconhecimento e respeito. Assim foi o Jubileu de Prata da Odontologia, promovido pela Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, no dia 25 de outubro. Na ocasião, a instituição reconheceu o mérito de 25 cirurgiões dentistas, que são pioneiros na área de Odontologia no município de Araguaína. A homenagem foi em decorrência dos serviços prestados.

O cirurgião dentista José Abílio Seara Filho recordou o inicio de sua carreira em Araguaína há 33 anos. Emocionado, falou sobre suas aventuras em seu FIAT 147 para fazer o atendimento das famílias araguainenses no interior. “Naquele tempo Santa Fé e Wanderlândia pertenciam ao município de Araguaína e nós íamos a cada comunidade cuidar da saúde bucal das pessoas”, lembrou.

Quem também falou sobre a vida profissional e contou as dificuldades que enfrentavam foi o cirurgião dentista Carlúcio Pereira Barbosa. Segundo Carlúcio, naquele tempo os dentistas trabalhavam sem luvas. “As máscaras que eu usava eram confeccionadas de tecido, pela minha esposa”, comentou. José Abílio e Carlúcio falaram da emoção em serem homenageados pela FACIT e do quanto esse momento era importante para eles.

Visivelmente emocionada, a diretora geral da FACIT, cirurgiã dentista e professora mestre, Angela Maria da Silva, falou do respeito e admiração pelos colegadas e amigos de profissão, que enfrentaram os mais diversos desafios para cumprir o compromisso com a saúde bucal em Araguaína. Ela disse que “um filme passava em sua cabeça”. Nessa hora, foi surpreendida pela cirurgiã dentista Luzia Helena Silva Cunha, que pediu para fazer uso da palavra e relembrou o dia que em São Paulo, na Faculdade São Leopoldo, as duas se encontraram na hora do intervalo, e a professora Angela disse que um dia construiria uma faculdade como aquela em Araguaína. “Eu disse a ela, que não seria como aquela, e sim, melhor. E ela fez”, contou a também professora mestre Luiza Helena.

O presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, Ricardo Camolesi, parabenizou a FACIT pela “excelente ideia”. De acordo com Ricardo Camolesi, o “evento foi fantástico, emocionante”, sendo uma “homenagem justa aos pioneiros que vieram para Araguaína, quando Estado de Goiás”, comentou.

Camolesi explicou ainda sobre a importância de Araguaína na economia do Tocantins, destacando os avanços na área da saúde, em especial a odontologia. “Somos um município que tem estado na frente na área odontológica, e cada vez mais está crescendo. Ainda mais agora com a abertura do curso na FACIT”, revelou.

Para o acadêmico de Odontologia na instituição, Igor Campos, a homenagem foi justa e sábia, afinal, “esses profissionais são pessoas que inspiram a quem está começando na área”. Igor disse ainda que “quando crescer na Odontologia quer ser como eles”.
Humor
Os cirurgiões dentistas foram recepcionados na FACIT pelos seus futuros colegas de profissão, os acadêmicos do curso de Odontologia. E foram surpreendidos pela presença dos personagens do grupo teatral Artpalco, que arrancaram gargalhadas dos presentes.

O Jubileu de Prata da Odontologia foi organizado pela coordenação do curso de Odontologia da FACIT, que tem a frente o professor doutor Igor Iuco.

Cirurgiões dentistas homenageados
Agnaldo da Silva Teixeira
Alangardes Ferreira Moreira
Alankardene Ferreira Moreira
Carlúcio Pereira Barbosa
Célio Jose Cordeiro Soares
Cleidimar Oliveira de Freitas
Divino Luiz Marques
Edvaldo Araujo Ferreira
Gaspar Ferreira de Sousa
Iomar Rego Noleto
Ismar de Macedo Lima
Joana Solange Leal Leite
Joao Bento Mesquita
Jose Abílio Seara Filho
Leila Maria Marinho Rocha
Luzia Helena Silva Cunha
Manugo Hovsepian Neto
Marcos Antonio de Albuquerque
Maria Amélia de Oliveira Souza
Maria Luiza Seara
Massod Antonio Bichuete Neto
Mauro Dias Ribeiro
Sebastiao Carrilho de Castro Sobrinho
Solon Milhomens Jacome
Sonia de Jesus Moreira Xavier