Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

15/10/2013 - Redação

A partir das 15 horas da tarde desta terça-feira, 15, o ambiente do Hospital Municipal de Araguaína ganhará um espaço divertido e educativo. É a brinquedoteca do HMA.

Sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente e da Gerência da Qualidade, a brinquedoteca tem como pedagoga responsável, a profissional Fabrícia Dias Damasceno Rosa. O novo ambiente irá proporcionar um espaço de recreação e atividades lúdicas com o intuito de humanizar a saúde. “Estamos implantando um cantinho infantil fazendo com que propiciemos condições de desenvolvimento biológico e psicológicos de nossas crianças”, explicou Fabrícia Rosa.

A brinquedoteca tem ainda o objetivo de atender as necessidades da criança no direito de brincar, bem como, promover momentos de distração que amenizem o sofrimento do tratamento.

De acordo com o diretor geral do Projeto Araguaína, Joaquim Fonseca Júnior, a implantação deste espaço se faz obrigatória devido à necessidade de um espaço mais reservado ao brincar das crianças internadas, sendo inclusive prevista na Lei 11.104 de 21 de março de 2005. “A nossa brinquedoteca terá um papel fundamental no desenvolvimento infantil, como também, no desenvolvimento das relações interpessoais”, declarou o diretor.

O diretor lembrou ainda que “a criança está frágil e precisa de uma motivação para tentar contornar a situação vivenciada através da brincadeira, do jogo, dos livros a criança se descontrai, sorri, cria e inova, esquecendo, por alguns instantes, a dor que está vivenciado”.

Funcionamento
A brinquedoteca funcionará apenas no período da tarde contando com a presença de uma profissional exclusiva para o monitoramento e acompanhamento das atividades. Serão desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças e palestras mensais com os acompanhantes sobre diversos temas. (ASCOM/Projeto Araguaína)