Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

29/08/2013 - Redação

Iniciada no último dia 24 de agosto, a campanha de multivacinação e atualização da carteirinha já atingiu 43% do público esperado até o último dia 26 em Araguaína. Crianças menores de 5 anos são o foco da campanha, que segue até o dia 30.

A meta é imunizar 8.155 crianças, número cadastrado pelos agentes de saúde do município. “É fundamental que as mães compareçam com as crianças mesmo que elas achem que a carteira esteja completa. Houve mudanças no calendário de vacinação e nas idades de cada vacina, por isso pedimos que todas cumpram essa atualização”, reforça a coordenadora de imunização da secretaria da Saúde do município, Maysa Pereira Santos.

Em cada uma das 17 unidades básicas de saúde, há uma caderneta paralela, que registra todas as vacinas, assim como a carteirinha pessoal da criança. “O objetivo é garantir que, em caso de perda do cartão, a família não seja prejudicada com falhas na imunização”, conta a coordenadora.

Quando necessário, os postinhos disponibilizam doses das vacinas BCG, Hepatite B, BTP, Febre Amarela, Pneumocócica, Meningocócica, Tríplice Viral, Rotavírus, Poliomielite, entre outras.