Conexão Tocantins Araguaína

Estado

09/08/2013 - Redação

Foto: Aldemar Ribeiro/ATN

Com o lançamento do Programa de Assistência aos Municípios (PAM) nesta quinta-feira, 8, em Itacajá e Goiatins, o governo do Estado estará recuperando estradas vicinais em 69 municípios do Tocantins. Na solenidade em Goiatins, que contou com a presença de 17 prefeitos, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, representando o governador Siqueira Campos, afirmou que as patrulhas mecanizadas que irão recuperar as estradas vicinais farão este serviço continuamente em todos os 139 municípios. Eles estão divididos conforme a abragência das sete Residências Rodoviárias da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans).

“As máquinas ficarão nas regiões dos municípios, é um serviço contínuo. Quando as patrulhas passarem nos 20 municípios desta região de Goiatins, os primeiros municípios atendidos voltarão a receber as máquinas do governo para recuperar outros trechos”, afirmou Eduardo Siqueira. Para Goiatins e região, o governo do Estado disponibilizou quatro patrulhas mecanizadas, cada uma com seis máquinas entre motoniveladoras, pá carregadeira, tratores de esteira e caminhões.

Os 17 gestores municipais que assinaram o termo de parceria com governo do Estado para a recuperação das estradas agradeceram a ação do governo. Segundo o prefeito de Goiatins, Vinicius Donover, além das máquinas do Estado, a prefeitura também irá utilizar duas motoniveladoras para aumentar a força de trabalho na recuperação das estradas vicinais. “Somos o quinto maior município do Tocantins em território e temos muitas estradas vicinais. Essa ação vem ajudar muito. Hoje está tendo esse diálogo muito grande e esta parceria com o governo do Estado, a quem nós agradecemos”, afirmou.

Também presente no evento, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, lembrou das dificuldades que os municípios enfrentam atualmente. “As prefeituras de hoje não têm dinheiro para, sozinhas, construir sequer uma praça. Vem em boa hora essa ação do governo para os municípios. Tenho sentido muito forte o desejo do governo em ajudar os municípios”, afirmou.

Também participaram do lançamento do PAM em Goiatins o presidente da Assembléia Legislativa, Sandoval Cardoso, além secretários estaduais, vereadores e autoridades locais. (ATN)