Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

01/07/2013 - Redação

Foto: Divulgação
  • Secretário Wilamas Ferreira e Rogério Feliciano, da Arranca Toco

As finais municipal e interestadual de quadrilhas encerraram o "São João do Cerrado – Por uma cidade de paz e alegria" e encantaram o grande público que esteve no Parque de Exposições Dair José Lourenço no último final de semana. As grandes campeãs foram Arranca Toco (municipal) e Cafundó do Brejo (estadual). O evento foi promovido pela Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e aconteceu nos dias 27 a 30 de junho.

No sábado (29), além do tradicional casamento matuto, o público conferiu músicas juninas estilizadas e shows de Encontro dos Sanfoneiros e Jaime do Acordeon. As quadrilhas que se apresentaram foram Os Malacabados, Inhacarara, Arranca Toco e Corações Caipiras. Os melhores casais de reis ficaram com a Corações Caipiras, o de noivos, o melhor animador e casamento foi da Arranca Toco, que ganhou o título municipal.

E no último dia do evento (30), a programação iniciou às 15h, com o 7º Passeio do Fusquinha, matinê e um show de apresentações na arena do parque e no palco com Jaime do Acordeon e Forró Imperial. Para a escolha da grande final, se apresentaram as quadrilhas araguainenses. Os Malacabados, Inhacarara, Arranca Toco, Corações Caipiras e as visitantes Cafundó do Brejo, Pisada da Butina e Caipiras do Borocoxó. O melhor gritador ficou com a Arranca Toco, já os casais de noivos e de reis foram da Cafundó do Brejo, que ganhou o título estadual.

De acordo com Wilamas Ferreira, secretário municipal de Esportes, Cultura e Lazer, o São João do Cerrado 2013 foi um sucesso e alcançou o principal objetivo: valorizar a cultura do São João. “Toda a equipe que colaborou na organização desse evento e os quadrilheiros que participaram do concurso estão de parabéns.  Foi uma linda festa. E o mais importante: estamos conseguindo fortalecer e valorizar a cultura do São João, seja por meio das quadrilhas, da comida típica, das brincadeiras tradicionais. Ano que vem será melhor ainda”, comentou.

O animador da quadrilha campeã municipal Arranca Toco, Rogério Feliciano, disse que o esforço da quadrilha e o empenho da organização foram os principais destaques do evento. “Estou muito feliz por todas as premiações, principalmente pela colocação em primeiro lugar no municipal. Os quadrilheiros da Arranca Toco merecem esse resultado. Treinamos muito e nos dedicamos de corpo e alma para isso. Estamos trabalhando para conquistar cada vez melhores colocações.  A gestão está de parabéns.  Por ser o primeiro ano foi muito bem organizado. Conseguimos perceber o envolvimento de todos do começo ao fim evento”, apontou. 

Resultados Oficiais

Festival Municipal:

Casal de reis - Corações Caipiras

Casal de noivos - Arranca Toco

Animador - Arranca Toco

Melhor casamento - Arranca Toco

Quadrilha Campeã - Arranca Toco 

Festival Interestadual:

Casal de noivos - Cafundó do Brejo

Casal de Reis - Cafundó do Brejo

Gritador - Arranca Toco

Quadrilha Campeã - Cafundó do Brejo