Conexão Tocantins Araguaína

Estado

07/06/2013 - Redação

A senadora Kátia Abreu, presidente da CNA/FAET/Senar, faz, nessa sexta-feira, dia 07, a inauguração da sede do Senar Tocantins em Araguaina que pretende atender, somente no Pronatec, cerca de mil alunos da região. Além de proporcionar cursos de extensão rural aos produtores rurais e, dentro do programa Útero é Vida, prestar assistência com exames de prevenção ao câncer de mama, de colo de útero (mulheres) e de próstata (exames de PSA nos homens), que no ano passado atenderam 8 mil pessoas em 41 municípios do Estado. O Senar será instalado na Avenida Tibúrcio José Dantas, Lote 10, Quadra 7, no Setor Urbanístico, onde será instalado o Senar.

Uma das metas a serem fortalecidas no Senar este ano é Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural no segmento do leite. As ações que estão sendo implantadas no Tocantins ainda neste semestre, têm o objetivo de oferecer treinamento e assistência técnica aos produtores rurais que produzem leite. A Senadora adiantou que já tem garantido recurso da ordem de R$ 11 milhões, para investir em cinco mil famílias no Estado. A meta, até o fim do ano é capacitar 12 mil produtores de leite. “Nós vamos treinar e expandir 12 mil produtores no Estado, reabrir laticínios e vamos começar as ações em 30 municípios do Estado, que já tem laticínios em funcionamento” afirmou a senadora.

Outro programa administrado pelo Senar é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec que atendeu no ano passado cerca de 5 mil alunos no Estado e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff em sua formatura. Para 2013, a meta é terminar o ano com 8 mil alunos formados, levando qualificação profissional gratuita e tecnologia aos jovens tocantinenses. A senadora Kátia Abreu decidiu criar regionais do Programa em Gurupi, Araguaina e no Bico do Papagaio.

O Pronatec é realizado após estudo da demanda da região para a formação das turmas. Na regional Gurupi, que atende 17 municípios, 64 turmas já foram pactuadas neste primeiro semestre, atendendo 960 alunos. Para participar do programa, os jovens devem estar matriculados na rede estadual de ensino e ter acima de 15 anos. No convênio com os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, o Pronatec atende a população em geral, por indicação dos assistentes sociais que fazem o levantamento da demanda e na regional Gurupi atende cerca de 500 alunos.

A sede do Senar em Araguaína beneficiará 25 cidades da região: Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Tupiratins, Itapiratins, Brasilândia, Colinas, Juarina, Bernardo Sayão, Palmeirante, Bandeirantes, Arapoema, Pau D’arco, Nova Olinda, Goiatins, Campos Lindos, Barra do Ouro, Babaçulândia, Santa Fé do Araguaia, Carmolândia, Wanderlândia, Piraquê, Araguanã, Xambioá e Filadélfia. (Ascom Katia Abreu)

Por: Redação

Tags: Araguaina, CRAS, Kátia Abreu, Pronatec, Senar