Conexão Tocantins Araguaína

Economia

15/05/2013 - Redação

O Sebrae/TO fechou parceria com a Fábrica Consultoria e Assessoria, para promover a seleção de 32 vagas de bolsistas para Agente Local de Inovação (ALI) que residem em Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas do Tocantins e Guaraí. As inscrições podem ser realizadas pelo site  http://fabricaconsultoria.com.br até 21 de maio. 

O ALI é um programa nacional do Sebrae, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com foco na disseminação da cultura da inovação junto às micro e pequenas empresas.  Para participar do processo seletivo, os interessados devem ter concluído o ensino superior em até 03 anos com período formação entre dezembro de 2009 a dezembro de 2012 e deve estar desvinculado do mercado de trabalho. 

As vagas previstas no edital são para os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em  Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Letras, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Design, Publicidade e Propaganda, Engenharias, Ciências Econômicas, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Tecnólogos em Gestão, Controle e Processos Industriais, Produção Industrial e Comunicação Social. 

Os dois meses iniciais do Programa são destinados à capacitação, que possui bolsa-auxílio no valor de R$ 1,1 mil. Após esse período, os candidatos aprovados passam a receber uma bolsa auxílio de R$ 3,6 mil reais por mês. Os selecionados atuarão na execução no Programa Ali no Tocantins pelo prazo de 24 meses, sem possibilidade de renovação.  

O candidato deve possuir veículo próprio (carro ou moto) e CNH vigente. Como também ter disponibilidade de participar do Programa de Capacitação e das atividades de campo previstas pelo Programa. 

Vagas 

O edital visa a seleção de 32 (trinta e dois) Agentes Locais de Inovação, sendo 12 (doze) vagas para atuação imediata e 20 (vinte) vagas para formação de cadastro de reserva nas quatro cidades. Serão disponibilizadas 05 (cinco) vagas para Araguaína, 03 (três) para Gurupi e 04 (quatro) para Palmas.

São atribuições do Agente do Programa Ali aplicar a metodologia do Programa em micro e pequenas empresas, realizar atendimentos in loco durante 24 meses, acompanhar e atender até 50 empresas por Agente Ali e promover a disseminação da cultura da inovação nos municípios de atuação. 

Segundo a analista do Sebrae e coordenadora de Inovação e Tecnologia, Claudia Sakai, as empresas participantes recebem acompanhamento gratuito e personalizado do Sebrae por até 02 anos que resultará em ações efetivas de melhorias de processos de inovação para o negócio. 

A diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, explica que a meta da instituição é atender 560 empresas por meio da execução do  Programa Ali. “Este Programa atua de uma forma muito importante, pois além de levar capacitação e orientação  sobre inovação para as micro e pequenas empresas, ele cumpre com o seu papel social, dando oportunidade para recém-graduados atuarem como consultores de empresas”, destaca a diretora. (Ascom Sebrae)