Conexão Tocantins Araguaína

Campo

04/05/2013 - Redação

Foto: Juliano Ribeiro

Já começou o período de feiras e exposições agropecuárias do Tocantins de 2013. O primeiro evento é do município de Miranorte, que teve início no último dia 28 de abril e prossegue até este domingo, dia 05 de maio. Os próximos serão realizados nos municípios de Formoso do Araguaia, Dianópolis e Colméia, entre os dias 5 e 20 de maio. Ao todo, estão previstas 42 exposições agropecuárias, realizadas pelos sindicatos rurais e que receberão o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária. O recurso gira em torno de R$ 2 milhões, distribuídos entre os eventos que apresentarem toda a documentação necessária.

As maiores feiras agropecuárias realizadas no Estado, em termo de movimentação de pessoas e de finanças, acontecem nos municípios de Araguaína, Gurupi, Paraíso, Palmas, Porto Nacional, Colinas e Guaraí. Os eventos seguem até setembro, em todas as regiões do Estado.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, as feiras agropecuárias são consideradas os maiores eventos realizados nos municípios do interior do Estado. “Envolvem diretamente o agronegócio, pois são espaços para que os produtores apresentam seus animais, realizam negócios e trocam experiências para o melhoramento da produção”, avalia Padua, acrescentando: “Outra questão é o impacto econômico positivo para os municípios, porque atraem produtores e demais participantes de outras localidades”, disse.

Convênios

Segundo a diretora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural da Seagro, Angelina Stefanello, para receber o apoio financeiro do Estado, é necessária a assinatura de um convênio entre a Secretaria da Agricultura e o sindicato rural. Para tanto, a prestação de contas com a administração pública, direta e indireta, precisa estar rigorosamente em dia.

De acordo com a diretora, os eventos apoiados integram as ações do Estado pertinentes a Seagro, a qual tem entre suas atribuições a promoção e apoio financeiro para a realização de feiras, exposições, dias de campo, congressos, seminários e reuniões técnicas. O objetivo é fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário e a difusão de conhecimento para produtores e técnicos, de forma a assegurar a sustentabilidade socioeconômica.

Dados

Em 2012, o Governo do Tocantins apoiou a realização de 39 feiras agropecuárias, fomentando o setor rural, trazendo novas tecnologias, reciclagem de conhecimentos, incentivo a comercialização de máquinas e implementos agrícolas, além de gerar empregos, fortalecer a economia e divulgar o município e o Estado.