Conexão Tocantins Araguaína

Estado

11/03/2013 - Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) antecipou o início dos trabalhos da terceira etapa do Recadastramento Biométrico em Araguaína para a próxima sexta-feira (15). A solenidade acontecerá às 10 horas, no Cartório Eleitoral da cidade, situado à Avenida Neif Murad, quadra 01, lote 02, Setor Noroeste, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Antony Villas Boas, das juízas eleitorais Julianne Freire Marques (1ª ZE) e Milene de Carvalho Henrique (34ª ZE) e demais autoridades do judiciário, executivo e legislativo.

Para o atendimento em Araguaína foram montados 12 kits biométricos, 15 computadores para atendimento biográfico, impressoras, equipamentos de rede e periféricos. Estima-se atender por dia uma média de 700 eleitores, das 11 às 18 horas. Nesta terceira etapa também serão mapeadas as pessoas com deficiência para assim se adequar o atendimento nas próximas eleições a esses eleitores.

Palmas

Na terceira etapa do Recadastramento Biométrico também serão contemplados os eleitores de Palmas. Eles serão recadastrados a partir do dia 16 de abril.

Preparativos

Uma das vantagens do sistema é prover maior segurança ao processo eleitoral nos municípios com maior colegiado eleitoral. Nas duas Zonas Eleitorais deverão ser recadastrados em torno de 250 mil eleitores.

Biometria no Tocantins

No Tocantins, mais de cento e vinte mil eleitores votaram através do sistema biométrico nas eleições de 2012.  A primeira fase de implantação da biometria aconteceu no ano de 2009, em Alvorada (14ª ZE) e Pedro Afonso (23ª ZE). Já a segunda, ocorreu em 2011 nas Zonas Eleitorais de Paraíso do Tocantins (7ª ZE), Gurupi (2ª ZE) e município de Tupirama, pertencente à 23ª ZE. As duas primeiras fases somadas recadastraram 13% do eleitorado. (Ascom TRE)