Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

30/01/2013 - Redação

Na tarde desta quarta-feira, 30, crianças, jovens e adultos em fase de escolarização vão receber óculos por meio do projeto Ver para Aprender na Paróquia São José, a partir das 15h. Esta é a última etapa do Projeto que atende pessoas carentes ligadas a instituições sociais de Palmas.

O projeto Ver para Aprender funciona da seguinte maneira: a equipe de Assistência Social do Sesc realiza as triagens e encaminha as pessoas que necessitam de tratamento para uma consulta oftalmológica. Após o diagnóstico, a próxima etapa é a escolha da armação e, por fim, a cerimônia de entrega dos óculos.

O projeto é desenvolvido no Tocantins desde 2005, sob a supervisão da Assistência, com os alunos do Sesc Ler das Unidades de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína. A partir de 2011, a Direção do Sesc Tocantins autorizou a realização do projeto com os alunos do Carrossel do Tênis Sesc, do Centro de Atividades e dos voluntários do Programa Mesa Brasil. 

Ano passado, a realização do Projeto se deu junto ao público das instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil de Palmas, com intuito de promover a saúde ocular e a qualidade de vida. O objetivo do Projeto é detectar problemas de visão, para tratamento e recuperação da saúde ocular, dentro de uma visão de promoção da saúde.

Os óculos serão entregues a pessoas ligadas à Pastoral da Criança – Dom Orione e Associação Beneficente Ação e Desenvolvimento – Abade. Futuramente, o Ver para Aprender irá fazer a doação para mais 167 pessoas. Em 2012, foram realizadas 650 triagens e 361 consultas por meio do Projeto.